Maya Santana, 50emais
Uma das consequências do envelhecimento é a perda de massa muscular, o que significa perda da força. Segundo Dr. Marcelo Levites, autor deste texto para o Estadão, o primeiro passo a caminho da perda de músculos é uma vida ociosa. Para impedir que a perda avance, o médico faz algumas recomendações, entre elas, praticar exercícios, sobretudo musculação. No artigo, Dr. Marcelo chama a atenção para a fundamental importância da massa muscular para uma velhice saudável.
Leia:
Você sabia que a perda muscular está intimamente ligada ao envelhecimento? Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) mostra que a sarcopenia, que é a perda progressiva de massa muscular esquelética e que resulta em diminuição da força muscular e incapacidade funcional aumenta o risco de morte.
No estudo, os pesquisadores descobriram que os idosos com menos massa muscular em pelo menos 60% mais chances de morrer. A avaliação da massa muscular pode ser por meio de exames como densitometria, bioimpedância, tomografia computadorizada, ressonância magnética e potássio corporal total.
Leia também: A perda da massa muscular pode ser revertida em qualquer idade
A sarcopenia juntamente com a osteoporose, que é a perda de massa óssea, provocada pela diminuição da absorção de cálcio, torna os idosos mais vulneráveis a quedas, fraturas e traumas fisicos.
E a solução? Para quem já nos acompanha no blog sabe a resposta de cor, certo?
- O primeiro deles é o exercício físico, especialmente musculação. Evitar o sedentarismo é o primeiro passo nesta jornada;
- Controle das doenças crônicas como diabetes e a hipertensão. Importantíssimo a visita regular ao médico e tomar a medicação recomendada de maneira correta;
- Alimentação equilibrada e, no caso para ganhar mais massa muscular, ela deve ser rica em proteínas.
Por minha conta vou acrescentar ser feliz e compartilhar experiências, pois pessoas felizes e com vida social ativa ficam menos em casa, se exercitam mais e têm a chance de viver mais e melhor.
Leia também: Como ganhar massa muscular depois dos 50 anos