A história de Oprah Winfrey nos mostra um exemplo magnífico de superação. Nascida na pobreza, no estado do Mississipi, sul dos Estados Unidos, a bilionária apresentadora e empresária é filha de mãe solteira. Morou um tempo com a avó materna, com quem aprendeu a ler antes dos três anos de idade. Depois, foi levada para a casa da mãe, um ambiente miserável e violento. Foi abusada sexualmente desde os 9 anos. Engravidou-se aos 14, mas a criança nasceu prematura e morreu logo.
A salvação de Oprah, como ela própria diz, foi seu pai. Na adolescência, ele a acolheu em sua casa. Mostrou-se um homem rigoroso, que lhe dava livros e a obrigava a decorar pelo menos cinco novas palavras por dia. Estudiosa, Oprah se revelou excelente aluna. Era precoce.
Aos 19 anos, já estava trabalhando para a CBS, um dos conglomerados de mídia mais importantes dos Estados Unidos. Daí em diante, Oprah só floresceu, até se tornar uma das mulheres mais ricas e influentes do mundo, dona, inclusive, de um canal de televisão – com uma fortuna avaliada em 2021, em 2,7 bilhões de dólares.
Oprah comandou durante anos o programa de entretenimento de maior audiência no país, Oprah Winfrey Show, em seu próprio canal. Ela esteve no Brasil algumas vezes. Em uma delas, para entrevistar João de Deus, o homem que hoje está preso, acusado de abuso sexual de mulheres, dezenas delas, que iam procurá-lo em Abadiânia, em Goiás, em busca de alívio para problemas de saúde.
Oprah fez longa entrevista com ele em 2012, seis anos antes das acusações que expuseram ao mundo a verdadeira natureza do homem que dizia ter poderes paranormais. Assim que caiu em desgraça, em 2018, a apresentadora retirou do site da TV qualquer vestígio da conversa que mantivera com o brasileiro.
O poder que concentra é tamanho, que Oprah, por insistência de amigos e de muitos fãs, chegou a falar, em 2018, na possibilidade de se candidatar à presidência dos Estados Unidos. Felizmente, não levou adiante a ideia. Ela é uma celebridade conhecida não só por tudo que conseguiu conquistar, apesar do difícil começo de vida, mas também pela sua generosidade. Parte de sua fortuna vai, em forma de doação, para instituições como o Morehouse College, the Harold Washington Library, the United Negro College Fund, e Tennessee State University. Oprah foi apontada a pessoa negra mais caridosa da história.
Caminhando para os 69 anos (29 de janeiro), que completará em duas semanas, Oprah tem tantas profissões quanto os incontáveis prêmios que ganhou ao longo da carreira: apresentadora, jornalista, atriz, psicóloga, empresária, repórter, produtora, editora, escritora. Ela mostra na prática que está certa quando diz: “Quanto mais você glorifica e celebra sua vida, mais você tem na vida para celebrar.”
Veja o que Oprah Winfrey falou sobre racismo e violência contra a mulher em seu discurso no Globo de Ouro 2018:
https://youtu.be/nlOVquKPUMU
Veja também: condutora de bonde, cantora e poetisa, ela será a primeira negra numa moeda americana