50emais
A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de autorizar a aplicação de reajuste de planos de saúde coletivos por faixa etária terá um impacto direto sobretudo para os idosos e aquelas pessoas que estão perto de completar 60 anos. Essa cobrança de acordo com a idade já é feita nos planos de saúde individuais. Existem hoje cerca de 7,4 milhões de beneficiários de planos coletivos com 59 anos ou mais.
A principal diferença entre os tipos de planos de saúde é que o individual é contratado de forma direta com a empresa responsável pelo plano. No plano coletivo por adesão, a contratação é através de uma empresa administradora de benefícios.
Para você entender melhor, eu, por exemplo, tenho plano individual, contratado diretamente com a Unimed. Já uma das minhas irmãs aderiu ao plano, também da Unimed, através de uma empresa chamada Aliança.
Até agora os índices de aumento não foram divulgados. Mas há informações de que algumas mensalidades de planos coletivos poderão sofrer um aumento de até 131%. Depois um inédito reajuste negativo anunciado em 2021 (as mensalidades foram reduzidas), o preço dos planos de saúde individuais e familiares devem ter alta recorde neste ano. Fala-se em algo em torno de 15%.