59emais
Para muita gente, é difícil lidar com o envelhecimento dos pais. Mas essa é uma realidade que se impõe: com o avançar da idade da população, cada vez mais filhos estão tendo que lidar com o envelhecer daqueles que se acostumaram a ver como protetores, como pessoas a quem sempre puderam recorrer, fonte de segurança.
É dessa mudança de filho para pai ou mãe dos pais que a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, 56, fala neste vídeo. Uma das profissionais mais respeitadas da sua área, ela é autora do best seller “Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado.”
Nesta conversa com Dr. Alex Rocha, Dra. Ana Beatriz explica que “virar pai ou mãe dos pais” é um tema interessante, importante, mas pouco falado. “A gente tem muita resistência em lidar com o envelhecimento dos pais por vários motivos”, explica ela.
“O primeiro é por que a gente tem que tirar os pais daquele papel de referência, de quem ensinava, de quem acolhia, de quem cuidava. Aquela pessoa que te ensinou a andar, agora precisa da sua mão para andar na rua… então, está se invertendo, literalmente. Você passa a ser pai ou mãe dos seus pais” – afirma a psiquiatra, acrescentando: ” Isso é uma coisa que requer maturidade.”
Veja:
Veja também:
Deveria haver programa de reeducação dos filhos de pais velhos
Repito, pacientemente, tudo o que ela fez por mim quando era minha mãe
Quando os filhos querem controlar até a roupa que a mãe veste
Gostei muito, veio acrescentar. Pois tenho uma mãe de 93 anos. Uma lindeza lucida