50emais
Uma história bonita essa da paulista Eleni Moreti, 68, que ousou trocar de profissão na maturidade e, graças a seu talento como cozinheira, conquistou sucesso absoluto nas redes sociais.
“Modéstia parte sempre cozinhei bem, sempre gostei e sempre fui muito elogiada. Uma amiga estava em casa e disse que ia criar um Instagram para mim. Hoje, tenho mais de 4,3 milhões de seguidores em quatro redes: TikTok, Instagram, Kwai e Youtube”, conta ela.
Por causa da pandemia, a fábrica de sapatos em que trabalhava com a família, em Franca , interior de São Paulo, foi fechada. A nova realidade forçou Eleni a buscar um outro caminho profissional. E foi na cozinha que ela se encontrou.
Leia mais sobre ela neste ótimo artigo do Estadão:
Se você usa redes sociais como TikTok ou Instagram, já deve ter se deparado com as publicações de uma senhora simpática, que sempre começa seus vídeos com um convite: “gente, vamos almoçar?”. Logo depois, surpreende o público com panelas enormes, cheias de comida, e que deixam qualquer um com água na boca, seja por conta do arroz soltinho ou o feijão desmanchando. Ela é Eleni Moreti, de 68 anos, sucesso das redes sociais.
Natural de Franca, cidade no interior de São Paulo, Eleni trabalhava com a família em uma indústria de calçados. Só que a empresa fechou na pandemia e, para encontrar uma distração no dia a dia, começou a se dedicar às redes sociais. Deu muito certo: no Instagram, Eleni é seguida por mais de 750 mil pessoas. No TikTok, que hoje é a principal rede da paulista, já são mais de 2,6 milhões de seguidores e 60 milhões de curtidas.
“Modéstia parte sempre cozinhei bem, sempre gostei e sempre fui muito elogiada. Uma amiga estava em casa e disse que ia criar um Instagram para mim. Eu neguei na hora mas ela acabou criando mesmo assim e tirou uma foto de um almoço de domingo. A partir dali comecei a postar frequentemente, foi um sucesso”, conta Eleni ao Paladar. “Hoje, tenho mais de 4,3 milhões de seguidores em quatro redes: TikTok, Instagram, Kwai e Youtube”.
Eleni: vídeos que conquistam pela simplicidade
É interessante notar como os vídeos de Eleni não chamam a atenção por alguma complexidade. Pelo contrário: eles fazem sucesso justamente pela simplicidade e por se aproximarem diretamente da rotina das pessoas. Eleni não cria cenários artificiais e posta nas redes sociais até mesmo quando o molho de tomate espirra na parede e faz sujeira.
Tudo, segundo ela, é bem caseiro. “Meu filho Danilo me ajuda com as filmagens. Eu organizo os ingredientes da receita, pico tudo, separo. Ele grava, depois edita e postamos nas redes sociais. É bastante trabalhoso mas tem dado bastante certo”, explica Eleni. Aliás, “bastante certo” é eufemismo: não só tem muita audiência, como Eleni também está fechando parcerias com grandes empresas, desde lanchonetes até fabricantes de tintas.
Muito disso também vem da memória de Eleni de quando ela começou a ter contato com a cozinha. “Aprendi a cozinhar muito nova, com 7 anos de idade. Minha mãe adoeceu, ficou de cama. Aprendi com minha avó, tinham receio de minha mãe falecer e ficar eu, meu pai e meu irmão mais novo. Posteriormente minha mãe melhorou a saúde”, diz. “Sempre gostei de cozinhar. Se tem um segredo para cozinhar bem é fazer com amor, gostar de cozinhar. Com isso, seus pratos dificilmente serão ruins. O meu favorito é um bom frango caipira”.
A escolha do tema do vídeo — ou seja, a comida que ela vai preparar para a família no dia — varia bastante. E isso é perceptível em quem acompanha a dona de casa e criadora de conteúdo no dia a dia: tem desde o arroz soltinho, o feijão que desmancha e a salada que a Eleni provavelmente não vai comer até torta portuguesa, carne de panela e moqueca.
“Sobre o cardápio procuramos diversificar bastante, fazer receitas simples, depois fazemos mais elaboradas, com ingredientes de baixo custo e também de alto custo. Receitas de sal, sobremesas, petiscos, lanches e etc”, explica Eleni. E as quantidades enormes, que chamam a atenção? “Eu gosto muito de cozinhar para as pessoas. É muito prazeroso, por isso não me importo com a quantidade de louça e panelas que sujam”, diz a influenciadora. “A casa está cheia, tem meu marido, meus 3 filhos, noras e genro sempre comendo aqui’.