Imaginei que iria encontrar um vídeo da atriz colocando os pés atrás da cabeça em uma daquelas poses impossíveis de yoga. Ou alguma cena de contorcionismo.
Mas, não, era apenas um vídeo de Jenn treinando com elásticos e bolas de pilates que causou tanta comoção. Um treino comum e sem nenhum tipo de malabarismo. De impressionante, pelo jeito, só uma coisa: a idade da
“Você está de sacanagem comigo? Você não pode ter 54 anos de idade.” Esse foi um dos comentários na postagem.
Mulheres de 50, 60 anos hoje estão sempre causando espanto por não estarem recolhidas em casa, fazendo tricô, quem sabe com apoio de bengalas, esperando o tempo passar (ou a morte chegar).
Etarismo e Expectativas Sociais
Nossa cultura perpetua a ideia de que a beleza e a boa forma diminuem com a idade. Vem daí o espanto que a mídia e as pessoas nas redes sociais revelam quando veem qualquer mulher depois dos 50 em forma, com força ou fazendo esportes considerados “coisa de gente jovem”, como surfe, escalada etc.
No entanto, tendências e estudos recentes desafiam esses estereótipos etaristas. Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine descobriu que as mulheres de meia-idade hoje são mais fisicamente ativas do que gerações anteriores, envolvendo-se em atividades como corrida, musculação e yoga. Outro estudo da consultoria Statista de 2021 mostra que 34,6% dos adultos entre 45 e 54 anos fazem atividade física. Um pouco a mais do que a geração anterior, que tem entre 35 e 44 anos (34%).
Então, não, Jennifer Aniston ou outras celebridades como ela não são seres raros. Basta olhar em volta em qualquer academia. Sim, nós mulheres 50+ estamos lá!.
Eu, pessoalmente, fui uma pessoa que viveu mais sedentária e inconstante na academia até os 45 (quando a gente percebe o real prejuízo de viver sem movimento). E há quase oito anos passei a fazer atividade física pelo menos cinco dias por semana. Não vivo mais sem me mexer. E conheço poucas mulheres dessa idade ao meu redor que não fazem algum tipo de atividade também. Claro, nem todas têm o corpo esculpido por músculos como Jenn. Mas isso, nem aos 20 ou aos 30 a maioria das mulheres têm. Isso não quer dizer que não possam estar em plena forma.
Mulheres maduras há muito tempo não têm mais o estilo de vida das nossas avós. Quando não havia consciência sobre a importância de atividade física, não existiam academias, mulheres eram na maior parte das vezes donas de casa dedicadas aos filhos e netos. É preciso estar vivendo em outro planeta para não perceber o quanto isso mudou.
Mas, em uma sociedade que constantemente coloca a juventude em um pedestal, a noção de envelhecer com força, músculos e sex appeal ainda segue sendo recebida como algo excepcional.
Quanto ao tal vídeo postado por Jennifer, trata-se de uma promoção da marca Pvolve de equipamentos e aulas de ginástica transmitidas online, voltada para mulheres. Ela diz que ficou fã do método durante a pandemia e procurou a dona da marca em busca de uma parceria. Acabou virando sócia da marca. Então é isso, pessoal, uma mulher, de 54 anos, que faz exercícios regularmente. Não se assustem!.
.percebo que o etarismo esta dentro da minha casa,minha filha (que é médica )acha que me aposentei pra
ficar cuidando de neto ,fazendo pão e bolinho de chuva e levando neto pra cursos extra classe ,as vezes
fazer um favor tudo bem ,mas se deixar os filhos que tomam contam da nossa rotina.
ai você fala um não e filha ,netos e genro te cancelam….de isolam nao falam mais com com você por que não deixas te eles mandarem em você triste isso….
com carinho Nilcéia