50emais
Mais um artigo, esse da Universidade de Limerick, na Irlanda, comprovando os muitos benefícios da caminhada.
Quem caminha diariamente, como eu, não se surpreende com os resultados dessa pesquisa, porque comprova, na prática, os ganhos da atividade.
Caminhar todos os dias, geralmente pela manhã, foi forma que encontrei de combater a depressão, ganhar energia e disposição para enfrentar o dia.
O estudo da universidade irlandesa mostrou que, além de outros favorecimentos à saúde, houve uma redução de 17% na glicose nas pessoas que caminhavam, em comparação com aquelas que permaneceram sedentários.
Leia o artigo do jornal argentino La Nación traduzido por O Globo:
Muitos pensam que para ter uma vida saudável é necessário frequentar uma academia ou ter um personal trainer. No entanto, não é necessário fazer grandes esforços para se exercitar. Caminhar todos os dias pode ser uma alternativa para quem não deseja fazer um grande esforço físico; basta usar o calçado adequado e sair para dar alguns passos.
Um estudo realizado pela Universidade de Limerick, na Irlanda, avaliou pessoas que se tornaram sedentárias devido a longos períodos sentadas e o impacto de atividades, como caminhar, na saúde delas.
Leia também: Médico dá 25 motivos para você fazer exercício físico
Todos os participantes eram adultos maiores de 18 anos, e sua saúde cardiometabólica foi medida.
A pandemia trouxe muitas mudanças na vida das pessoas, entre elas o teletrabalho, que fez com que muitos se tornassem sedentários, passando muito tempo sentados em frente a uma mesa.
Porém, essa situação pode ser combatida com caminhadas de intensidade leve, que tendem a beneficiar a saúde cardíaca, proteger a pressão arterial e manter níveis adequados de glicose.
Foi analisada a diferença na saúde de pessoas que permaneciam sentadas muito tempodurante o dia e aquelas que interrompiam o sedentarismo com algum tipo de atividade física sem grande esforço.
Os resultados mostraram que aqueles que aderiram as caminhadas observaram uma redução na glicose em comparação com os participantes que permaneciam sentados por longos períodos.
Embora o trabalho não especifique quanto tempo é necessário caminhar diariamente, menciona que o ideal é caminhar após cada refeição, já que foi observado um benefício acumulativo a longo prazo.
Leia também: Os benefícios do exercício físico para o cérebro
Dessa forma, os pesquisadores esperavam que os participantes realizassem passeios curtos de maneira intermitente e acumulassem, pelo menos, meia hora de caminhada ao longo do dia.
O estudo revelou que, após as caminhadas contínuas, observou-se uma redução de 17% na glicose em comparação com aqueles que permaneceram sedentários.
Leia também: Dra. Auristela Lins fala da importância do exercício físico na prevenção de demências