As minhas duas resoluções de Ano Novo foram: abolir o açúcar da alimentação e comer cada vez mais alimentos de origem vegetal, ou seja, frutas, verduras e legumes.
Li e decidi postar aqui este artigo de Daniel Becker para O Globo exatamente porque fala da importância desse tipo de dieta, com menos produtos de origem animal. E fala também sobre as inúmeras propriedades benéficas do mirtilo (bluebery em inglês) para idosos e crianças.
A fruta, cultivada em regiões mais frias, como o sul do Brasil, ajuda no crescimento das “boas” bactérias no nosso organismo, aquelas que fortalecem o sistema imunológico e interferem positivamente no nosso humor.
O mirtilo vem sendo muito estudado, ajuda a fortalecer a imunidade, a prevenir o câncer e melhora as funções cerebrais e vasculares.
Leia:
A alimentação considerada hoje como a mais saudável é a “whole food, plant based diet” — dieta baseada em grãos integrais e alimentos vegetais, com o mínimo de proteína animal, e minimamente processada também.
Cada vez mais entendemos que o perfil do nosso microbioma — a comunidade de bactérias que vive em nós, em quase todos os nossos órgãos — é determinante para a nossa saúde. E os alimentos vegetais, ricos em fibras, são os responsáveis por promover o crescimento das “boas” bactérias: aquelas que vão ajudar em nossa imunidade, nosso humor, na promoção da saúde em geral.
Além disso, já é bem demonstrado pela ciência que os alimentos vegetais são nossa principal fonte de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios.
Vários vegetais apresentam propriedades especialmente benéficas para a saúde, como leguminosas (feijões, ervilha, lentilha etc), folhas verde escuras, brócolis, aveia, arroz integral e muitos outros.
Propriedades benéficas
Entre as frutas, que são ricas em fibras, vitaminas e antioxidantes, os “berries” ou bagas — morango, cereja, framboesa, amora, mirtilo, gojiberry e açaí estão entre as que têm mais propriedades benéficas. E entre elas, os mirtilos (blueberries) vem sendo muito estudados.
E esses estudos indicam que uma a duas porções (xícaras) diárias de mirtilos podem melhorar as funções cognitivas em idosos e crianças: memória, raciocínio e aprendizado!
Além disso, após a ingestão, jovens e crianças mostram bom humor, entusiasmo e atenção.
Mirtilos e outros berries podem ajudar também na imunidade, na prevenção do câncer e melhorando as funções cerebrais e vasculares. Eles têm em média quase 10 vezes mais antioxidantes do que outras frutas e vegetais.
Um estudo de Harvard, usando dados de 16 mil mulheres, descobriu que as que consumiam pelo menos uma porção de mirtilos e duas de morangos por semana retardaram o envelhecimento do cérebro em mais de dois anos.
Mirtilos crescem no mato em locais mais frios como no Sul, ou podem ser um pouco caros nos supermercados. Tomara que caia o preço.
Leia também: Um pouco de ioga todo dia muda a sua saúde
Dra. Auristela Lins fala da importância do exercício físico na prevenção de demências