Ícone do site 50emais

Videochamada, uma saia justa

Fazer ou receber vídeochamadas: as marcas do tempo estão lá, claras como em espelhos de provadores. Foto: Márcia Lage

Márcia Lage
50emais

Existe coisa pior do que uma chamada de vídeo para mostrar ao seu amigo, familiar, cliente, seja lá quem for, a pior versão de si mesmo?

Até agora não descobri se a câmera mente ou se é irritantemente honesta.

O fato é que ela exibe uma papada que você nem havia reparado ainda, bolsa nos olhos, rugas profundas, falhas nos cabelos, bigode de gato, código de barra.

Um se assusta do lado de cá, o outro do lado de lá.

A verdade é que, se do lado de lá, há um jovem, você acha que o celular dele é mais moderno que o seu. Não ê não, amigo.

A diferença de idade é que distorce a sua imagem, não a dele, fresca e lisa como a sua aos 30, 40 anos até.

Agora, passados os 60, só artistas globais aparentam jovialidade. Mas é iluminação, maquiagem e postura, pode acreditar.

De perto, de cara lavada e cabelo desgrenhado como você costuma fazer ou receber vídeochamadas, as marcas do tempo estão lá, claras como em espelhos de provadores.

Então, o que se pode fazer, além de morrer imediatamente (o que não é recomendável) é:

1) Não fazer nem aceitar ligações de vídeo.

2) Fazer maquiagem e arrumar os cabelos antes de ligar para alguém por videochanada ou participar de videoconferência – o resultado só ameniza a expressão amassada.

3) Instalar uma daquelas lâmpadas redondas com suporte para o celular e conversar de longe. Mas, aí, cuidado com a roupa, pois o corpo pode contradizer a cara.

4) Procurar um dermatologista e fazer alguns procedimentos estéticos que vão melhorar sua aparência por três quatro meses. Associado à maquiagem e a luz, pode ser que você fique bem como uma atriz global.

5) Se tiver recursos, faça uma cirurgia plástica. Dá certo por mais tempo, mas enquanto estiver em recuperação desligue por completo o aparelho.

6) Ligue o foda-se e exponha sua velhice como uma peça de arte. Valorize suas qualidades internas, sua saúde – podia ser pior, amiga, muito pior – demonstre inteligência, sabedoria, dê apoio, conforto e amor aos que te amam e precisam do seu carinho.

7) Repita as chamadas de vídeo até se acostumar com sua imagem e dar aos outros tempo para absorver suas transformações e ver que, por baixo da aparência um pouco torta ainda mora uma pessoa muito legal.

8) Se com o passar dos anos você ficou mais feia e não compensou ficando mais legal, tornou-se azedo, chato, irritado e egoísta, jogue fora o celular. Ninguém quer conviver com velhos assim.

9) Ainda está em tempo de voltar aos 7 itens anteriores e consertar um pouco cara e alma.

10) Se conseguir, seja feliz e faça feliz quem estiver por perto. O tempo passa para todos, ora doce, ora amargo. Envelhecer é cura. Quem está do outro lado da chamada espera de você uma receita de vida. Mostre a sua cara. Não minta.

Leia também de Márcia Lage:

Mulheres estão parando de dirigir depois dos 60

Rita Lee: sua reza era outra

As mãos que trago são estas

Ninguém se reconhece velho

Com a idade, vida sexual não acaba? Quem disse?

Jardinagem como terapia e prevenção de doenças

Robôs nunca nos ensinarão a amar

Sair da versão mobile