
Maya Santana
Pesquisando no youtube, um site espetacular pela diversidade de preciosidades que oferece, acabei me deparando com esta música melosa, que a gente cantou e ouviu tanto nos anos 60, na doce voz da italiana Gigliola Cinquetti: Dio Come Ti Amo. O vídeo mostra um trecho do filme que leva o mesmo nome, lançado há 55 anos, em abril de 1966:
Já escrevi aqui que, nos anos 60 e 70, a música italiana era muito ouvida no Brasil. Ao contrário de hoje, cantores como Sérgio Endrigo, Pepino Di Capri, Rita Pavone, Ornela Vanoni, Jimmy Fontana (Il Mondo) Gianni Morandi e a própria Gigliola, entre outros, eram tocados no rádio a toda hora. E a gente curtia tanto aquelas músicas.
Exemplo maior é Rita Pavone (ela veio mais de uma vez ao Brasil), hoje com 76 anos. De estatura pequena e jeito irriquieto, Rita marcou uma época. Sua inesquecível interpretação de “Datemi un martello” ganhou as paradas e levou-a a um sucesso estrondoso no mundo inteiro:
Embora a música italiana tenha desaparecido por completo da rádio e TV brasileiros, muitos desses artistas permaneceram ativos. Gigliola Cinquetti é uma delas. Com 73 anos, essa cantora, atriz, jornalista e apresentadora ganhou o mundo quando não havia completado 17 anos: em 1964, conseguiu o primeiro lugar no Festival de San Remo,Itália, com a música “Non ho l’età (per amarti)”:
Depois do sucesso avassalador, Gigliola casou-se. Deu um tempo na carreia e foi cuidar da família.Retornou à TV e ao cinema. E desde os anos 1990, trabalha na televisão pública italiana, RAI. Em 2008, recebeu o Premio Giulietta alla Donna, em reconhecimento pela carreira de sucesso.
Veja a cantora aqui, numa apresentação em 2013:
Veja também a entrevista que a cantora italiana deu à TV Globo, em 2017: