Não há nada nesta matéria que todos nós não saibamos. Mas é incrível como precisamos sempre ser lembrados dos alimentos que, embora de sabor muito bom, são inimigos do nosso corpo, só nos fazem mal. Dois dos alimentos listados no texto de Sarah Palanques Tost, do El País, são os que mais me preocupam: doce, do qual ainda não consegui abdicar, sobretudo depois do almoço, e a manteiga de que gosto tanto. Sei que tenho que substituí-la por algo menos nocivo, mas ainda não me dispus a por um fim ao hábito de saborear um bom pedaço de pão (integral) com uma camada generosa de manteiga.
“Não há dieta que retarde o envelhecimento diretamente”, diz um especialista ouvido na matéria, mas há alimentos mais saudáveis, que ajudam o corpo a desempenhar suas funções com mais facilidade. Além do acúcar e da manteiga, você vai ler sobre outros quatro alimentos inimigos do bom metabolismo.
Leia:
1- A manteiga ou a margarina
O substituto: o abacate. “A oxidação progressiva em nosso corpo causados pelos radicais livres é a causa do envelhecimento dos nossos tecidos e do aparecimento de muitas doenças crônicas. Uma dieta adequada rica em antioxidantes pode ajudar a nos manter saudáveis e mais jovem por mais tempo”, explica Izaskun Astoreca Naverán, especialista em medicina estética e nutrição da Clínica Biolaser. A vitamina E é um antioxidante encontrado em alimentos como o abacate ou o 2 – As bebidas açucaradas
3 – Batatas fritas
O substituto: a batata doce. É um alimento rico em vitamina C que ajuda a atrasar o aparecimento de rugas, segundo uma pesquisa publicada na revista The American Journal of Clinical Nutrition. Mas tampouco vale à pena se empanturrar. Como diz Ursúa, “não adianta nada trocar batata frita por batata doce para evitar as AGEs se depois passamos o dia todo no sofá.”
4. Embutidos ou carnes processadas
Cuidado com o açúcar: vicia e é considerado inimigo da boa saúde
5 – As barrinhas de chocolate
O substituto: o cacau puro. Ou quase. É a única forma de curtir esse manjar de maneira saudável. Como já contamos em BUENAVIDA, a barra deve ter ao menos 70% de cacau para conservar todos os seus nutrientes.
6 – O sal
O substituto: o orégano e outras ervas. A solução para o vício em comida salgada passa por uma inevitável mudança de chip. Os pesquisadores recomendam substituir aos poucos o sal por condimentos e especiarias que realcem o sabor dos pratos. “Entre os condimentos que costumamos usar para cozinhar, alguns são muito ricos em flavonoides, como o orégano e o tomilho”..
Leia também: 12 formas de manter o cérebro afiado e afastar a demência