50emais
O The Villages, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, foi projetada em 1972 somente para moradores a partir dos 55 anos. Nada de crianças nem de outros membros mais jovens da família vivendo no meio deles. É o que nos conta Vânia Nacaxe, colaboradora do 50emais, que foi lá exatamente para nos contar como é essa cidade de gente mais velha, entre as que têm maior crescimento nos no país.
São mais de 100 mil residentes. A cidade, com incontáveis campos de golfe, bens e serviços da melhor qualidade, se estende por três condados, ocupando uma área perto de 15 km.
Morar no The Villages, com todas as suas vantagens, não é barato. Há um total de 56,268 residências unifamiliares, geminadas e pré-fabricadas, com preços que variam de 100 mil a mais de 1 milhão de dólares.
A cidade é formada de vilas totalmente autossustentáveis, com seus próprios centros de saúde, hospitais, restaurantes, bancos, correios e dezenas de centros recreativos. O atendimento, segundo Vânia, é impecável:
Como é na Flórida, que atrai muita gente de outros estados americanos, por causa das temperaturas mais altas, o sol aparece todos os dias e o inverno não é rigoroso.
O bom da vida em comunidade assim é que sempre há muito o que fazer e como as pessoas que vivem lá são, na maioria, aposentadas, há sempre gente interessante por perto, muita alegria, energia e disposição, como mostra este vídeo feito por Vânia:
Veículos normais circulam em número pequeno no The Villages. O meio de transporte usado pela vasta maioria dos moradores é o carro de golf. Aliás, eles são os maiores compradores nos Estados Unidos desse carrinho, que quase não ocupa espaço, desenvolve velocidade muito menor do que o carro comum, não faz tanto barulho nem polui.
Toda hora que você sai na rua vê muitos deles circulando. Quase sempre com mais de uma pessoa. Ao contrário do que pode parecer, não custam menos do que os carros comuns: entre 50 mil e 100 mil reais.
Segundo a imprensa americana, se The Villagee mantiver o seu atual ritmo de crescimento, sua população deve explodir nos próximos anos, por causa do envelhecimento da população americana.
De acordo com informações oficiais, quase 17% dos habitantes do pais, que tem uma população de quase 340 milhões de pessoas, já passou dos 65 anos de idade.
A expectativa, portanto, é que o The Villages, um dos maiores redutos de aposentados dos Estados Unidos, só vai crescer.
Vânia Nacaxe vai participar da live que o 50emais e a agência de viagens Roda Mundo vão fazer na próxima quinta-feira, 16 de março, às 19h, para dar todas as informações sobre intercâmbio no exterior para maiores de 50, sozinho ou em grupo. (Canais de transmissão: facebook/50emais.com.br e youtube.com.br/50emais).
E pra você saber tudo sobre os pacotes de viagens que o 50emais e a Roda Mundo oferecem, clique aqui.
Leia também: 50emais e Roda Mundo selam parceria para intercâmbio no exterior