Amigos constroem pequena vila para viverem juntos até a velhice

Aqui alguns dos amigos que se uniram para envelhecer juntos
Aqui alguns dos amigos que se uniram para envelhecer juntos

Este é um tipo de iniciativa que a gente vai ver cada vez mais, já que as populações dos países estão envelhecendo: quatro casais amigos há mais de 20 anos decidiram se unir e construir uma pequena vila, para viverem uns ao lado dos outros e, assim, envelhecerem juntos.

São quatro casas de mais ou menos 32 m2 e uma construção maior para as visitas
São quatro casas de mais ou menos 32 m2 e uma construção maior para as visitas

Os oito juntaram dinheiro para levar adiante o projeto, que chamaram de Llano Exit Strategy. Construíram quatro casas, pequenas – cerca de 32 metros quadrados cada unidade -, mas muito confortáveis, às margens do Rio Llano, não muito longe da cidade de Austin, no Texas, Estados Unidos. No interior, há espaço para uma cama de casal, uma pequena cozinha e um banheiro. Na frente das casas, foi construído um espaço maior, de cerca de 160 m2, com a cozinha comunitária, sala de jantar, onde todos se reúnem para fazer as refeições, sala de estar e acomodação para quando recebem visitas.

As casas foram projetadas pelo arquiteto Garcia. O quarto é assim
As casas foram projetadas pelo arquiteto Matt Garcia. O interior delas é assim

Para construir a pequena vila, idealizada pelo arquiteto Matt Garcia, cada casal desembolsou o equivalente a R$160 mil. Segundo os amigos, a ideia, por enquanto, não é viver lá o tempo todo, mas usar as casas como refúgio da vida agitada da cidade, buscando um contato mais próximo com a natureza e uma maior convivência entre eles, já que se dão tão bem.

O telhado de cada casa é ligado a um tanque que coleta água da chuva
O telhado de cada casa é ligado a um tanque que coleta água da chuva

Um dos aspectos mais interessantes desse projeto unindo quatro casais de amigos é que ele tem como meta preservar o meio ambiente. Por exemplo, para poupar a água que gastam, cada uma das casas é ligada a um tanque, que armazena a água da chuva. Os amigos também tomam todas as medidas para reduzir ao máximo a emissão de dióxido de carbono. Além da afetividade que os une, eles têm em comum uma grande preocupação em conviver harmonicamente com a natureza.

Os casais ainda não se aposentaram. Por isso, passam apenas uma parte do ano na pequena vila
Os casais ainda não se aposentaram. Por isso, passam apenas uma parte do ano na pequena vila

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca faremos spam! Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

199 Comentários

  1. Una buenissima idea con el que soñamos con in grupo de amigas..para compartir en la vejez o los fines de semana con las familias de cada una..

    1. Oiooo ótima ideia pq vc fica sem incomoda ninguém tira soneca lê caminha ouvem música ou seja ficam a vontade dentro do seu espaço

    1. Atenção…tenho uma propriedade rural, extremamente bulconica, linda, e estava fazendo da mesma uma pousada, mas parei em 4 chalés prontos, e como tive alguns problemas, e não penso em vende-la jamais, até que ofereço a mesma pra se fazer um hambiente deste geito com algumas familias….Esta localizada ao pé da chapada que da na cidade de Diamantina, Minas gerais, pertencendo a cidade de felicio dos Santos.. Interessados , entrar em contato, nos tel;(32) 999525254 vivo…(32) 991169933…que assim colocaremos esta ideia que me ocorreu em pratica.

      1. Estou morando na Argentina, Buenos Aires. Nao ha lugar que eu goste mais que de Minas Gerais!! Esta nos meus planos voltar ao Brasil e levar uma vida mais sustentavel, e dentro do possivel mais livre da ditadura mercantil ou da escravidao moderna (como queira se chamar),por enquanto estou me preparando fazendo uma horta urbana, ou mais é um jardim cimestivel aqui em plena capital portenha. KKKKKk Requer conhecimentos e planejamento mas tem dado bons resultados.

          1. Olá, isso é muito bacana, pois tenho conhecido lugares para os quais gostaria de ir fora da cidade . Fiquei algum tempo na Serra da Canastra e outro tempo no Sul da Bahia, ainda não conheço o Sul….
            Gostaria de conhece-lo, e tendo um amigo seria mto bom.
            Meu nome é Bianca e é um prazer escrever para vc…

        1. Tenho uma pousada , a mais de 20 anos, próximo a BH., potencial excêlente, natureza abencoada ; gostaria de transforma-la em uma comunidade alternativa…

      2. Será que consegues desmembrar a área? Senão ela será eternamente sua…ja vi outras propriedades fazerem lançamentos de bangalôs…mas nunca foi aprovado como loteamento e nunca os interessados seriam proprietários de nada…
        A não ser dos tijolos, madeiras e telhas das construções…

      3. Sou de São Paulo, já tenho a área, fica em um vale cercada de lagos e nascentes. Quero começar o projeto da construção de chalés. Como vc fez? Os construiu ou são semi prontos? Tem fotos?

        1. Achei ótima ideia .quem sabe vou fazer uma visita.poderiamos juntar as pessoas interessadas.e como está a parte funcional da cidade.comercio.ssude e outros.confucao0

          1. Boa noite!
            Ainda existe interesse ou já iniciaram o projeto? Obrigada!
            31 996007129

        1. Boa noite! Nilce, nossas ideias são similares e podemos conversar. Meu e-mail e fone/wsapp fica à disposição
          31 996007129

      4. A diferença é q suas propriedds ñ estão à venda , o objetivo deles foi construir p futuramente residirem de vez. Asa suas , no caso, seria só p veraneio. Foge do oblativo!!!

      5. Boa tarde amigo, gostaria de saber de mais detalhes desse seu empreemdimento. Tenho amigos que estão muito interessados….meu contato:waltrindade58@gmail.com, somos de Resende rj

      6. Boa tarde!! Gostei muito da ideia é gostaria de conhecer o local. Já estou aposentada e atualmente moro no Rio de Janeiro, mas penso muito em algo assim.

      7. Boa noite, Paulo Cesar!
        Como progrediu a ideia de mais pessoas pra construção de chalés? sua ideia ainda cabe pessoas?
        Busco a realização de um condomínio entre pessoas com interesses em qualidade de vida , a partir dos 50 anos. Se você tiver dado continuidade no projeto ou souber onde existe, ou grupo de pessoas interessadas, por favor, meu contato fica à disposição:
        31 99600-7129
        Obrigada!

    1. Eu também Isabel, mas queria aqui no Rio de Janeiro, já havia lido sobre um projeto desses na internet, tipo um condomínio, com casa e tinha pessoas para cuidar, médicos fazem visitas, mas é pra pessoas que possam se manter sozinha, tipo andar, sair, sem restrições, a partir de 50 anos, achei tão legal, meu sonho é poder fazer isso em breve, o fato é o dinheiro, né?

    1. Rsrs Eu tb tive essa idéia há pelo menos 12 anos..fico feliz que mais pessoas tb queiram compartilhar moradias individuais com amigos, principalmente depois da aposentadoria..Não implementei por falta de recursos…

  2. Fantástica realização dos casais. Que tantos outros tenham a possibilidade de realizar os seus sonhos para envelhecer com saúde, amizade, alegria…e quando brigarem ou quiseremficar mais reservados, cada um vai para os seus devidos quartos.rsrsrs. Maravilha, como é simples viver e não ter a vergonha de ser feliz!

  3. Tenho o local para tornar realidade este sonho. Fica em um bairro central, porem ainda sub urbano, com toda a infraestrutura, próximo do mar e de vários médios centros…e ainda próximo da BR 101 no Sul do Brasil.
    Interessados podem me contatar. Com o Título SONHO DA TERCEIRA IDADE vhos04@hotmail.com

    1. dmcruzr@gmail.com
      Victor,
      Eu tenho interesse em saber mais sobre esse projeto .
      Tenho uma planta já elaborada mas não achei grupo que levasse a sério !
      Pode ser mais explícito ?
      Que distância fica do mar ?
      Qual é a cidade mais próxima do local do seu terreno ?

    2. Lendo a reportagem acima, como idoso que sou, passei a divagar sobre o assunto e me veio à tona um projeto utópico de uma comunidade, a qual não chamo de Asilo e sim de um “Clube Auto Protecional do Idoso”, criado com cotas limitadas a no máximo 30 membros, como medida cautelar diante das mazelas de uma sociedade que não respeita e que maltrata os idosos, talvez ignorando que o estágio da velhice lhe é inatingível !!! …Pois bem: este Clube é utópico, não existe, mas bem que poderia existir ! … com a formação de grupos etários de 3 décadas diferentes, com rotinas definidas e com funcionários pagos 2 a 3 vezes além da média, em todos os níveis, para que valorizem seus empregos, sob pena de demissões em caso de maus tratos. A direção do clube seria de um colegiado eleito com membros do grupo mais jovem e a substituição de novos membros somente poderiam ser realizadas no grupo mais jovem.

    3. PODERIAMOS TODOS FORMAR UMA COMUNIDADE AUTO SUSTENTAVEL E ECOLOGICA, ,VISTO O ENCANTAMENTO QUE TDOS SENTIMOS PELO PROJETO QUE AINDA É TOTALMENTE NOVO NO BRASIL, DIGO COM ESTA SIMPLICIDADE!!! VAMOS MATURAR O ASSUNTO?? EU DIGO: DEUS REALIZA E NÓS MATERIALIZAMOS ABRAÇOS A TODOS E UM 2016 DE REALIZAÇÕES PARA NOS!!!!

  4. Sempre sonhei em morar em um lugar assim.Seria maravilhoso viver em uma comunidade construida com amor.Poder compartilhar tranquilidade com pessoas amigas sem medo de viver.

    1. Idéia brilhante!
      O vale do Aço poderia ter um lugar assim…
      Nós casais idosos temos muito que compartilhar, leituras, arte e jardinagem. ..
      Envelhecer com qualidade de vida e ao lado de amigos é tudo de bom

  5. Eu e algumas amigas q não construimos família,temos pensado na possibilidade de nos organizarmos p mor
    armos juntas na terceira idade!!!

  6. MARAVILHA. Adorei a ideia. Quando me reúno com meus irmãos, somos 6 no total, conversamos sobre isto. E quando nossos pais e tios começaram a envelhecer e ficar dependentes de cuidadores falávamos de como seria bom se morassem num mesmo local onde os sobrinhos estivessem se revezando nas visitas. Um lugar comum para estarem e usufruíram dos contatos familiares e dos amigos. Muito interessante!

  7. Amei saber desse projeto de vida e nos encoraja em colocar em prática o nosso projeto de envelhecer em nossa vila com minhas amigas!!!!
    Parabéns para o grupo! ! !

  8. Já pensei nisso antes de casar, agora é botar em prática e de preferência na praia, não esquecer de colocar uma academia. A praia já tenho, 15 mil o lote de 400m. Da pra comprar uns 5 e fazer o paraiso.bye bye

  9. Já sonhei muito com isso. O nome da nossa morada seria “Velhos Camaradas”. Nossa unidade seria antigos militantes comunistas. Mas somos todos pobres aposentados e o sonho ficou no patamar dos sonhos.

  10. Hummm!!! Que ideia genial, eles tem como meta preservar o meio ambiente. Por exemplo, para poupar a água que gastam, cada uma das casas é ligada a um tanque, que armazena a água da chuva. Os amigos também tomam todas as medidas para reduzir ao máximo a emissão de dióxido de carbono. Além da afetividade que os une, eles têm em comum uma grande preocupação em conviver harmonicamente com a natureza. Adoreiiiiiiiiii, 10 pra ese grupo…………….rsrsrs.

  11. It´s a wonderful idea, something I ve been thinking about for many yrs.
    I wish I could find some friends to do the same.
    We coukd dance together, to paint, to sing, to help each other, to cook for ourselves.
    It s a dinamic way to live with cooperativisme, mercy etc,
    angela

  12. Muito interessante o projeto e iniciativa dos quatro amigos, me fez lembrar do filme ” se vivêssemos todos juntos ? ” …. Claro que não no filme não tem esta visão de preservação do meio ambiente e sim de amigos que se gostam e se ajudam a cuidar um dos outros na idade mais madura da vida … Meus parabéns pelo projeto bem pensado !

  13. Nossa estou encantada com está idéia que vocês tiveram. E simplesmente demais. Parabéns para vocês. Belíssima atitude. Um grande abraço e boa sorte.

  14. olá amigos

    sou cearense e aqui em fortaleza já tem uns chalés prontos , que a pessoa que construiu não conseguiu realizar seu sonho de fazer a CIDADE DA MELHOR IDADE . a esposa da construtor estava querendo vender se algum investidor tenha interesse é só me contactar inclusive no espaço tem piscina, chalés estacionamento e uma área enorme
    para quem não conhece fortaleza cidade praiana com um sol delicioso e de fácil deslocamento com muitos pontos turísticos não temos frio aqui

    1. fiquei enteressada neste investimento pois meu companheiro ama Fortaleza . pode me mandar mais algunsrequisitos sobre o empreendimento.Desde já agradeço sua atenção.Maria Ester Lima.

  15. Buscar alternativas para tornar a vida mais interessante, é uma ideia maravilhosa. Que este exemplo agora divulgado seja uma inspiração para quem quer tomar iniciativa.

  16. É uma idéia muito boa,já colocada em prática aqui na Bahia, na pequena cidade de Valença , onde um grupo de amigos se reúnem num Village na praia do Guaibim. Lá, são passados momentos de muita alegria e descontração. O local chama – se RECANTO DOS PÁSSAROS e foi construído por Ailton Reis e seus amigos.

    1. QUE BOM FLAVIO , SABER QUE DEVAGARINHO ESTA SE INICIANDO AQUI NO GOSTARIA D MAIS DETALHES DO LUGAR!!! VC CONHECE??? ABRAÇO!! ANA CARNEIRO DE SÃO PAULO!!!

  17. Sensacional. Nem precisa ser só entre amigos, ficam amigos depois. Esse é meu sonho para quando a velhice chegar. Se quero visitas deixo a janela aberta, se não quero fecho, todos já saberão. Basta combinar. O Brasil carece de condomínios assim. Com uma casa maior para cuidar dos que não tem condições de ficar sozinhos ou seja uma infra estrutura completa. Os filhos não terão mais condições de cuidar dos pais e eu nem quero isso. Eu não vou me sentir bem morando com filhos e muito menos morando comigo.

  18. Adorei a idéia. Kelia, cearense, gostaria de saber em qual bairro de Fortaleza se encontra essa iniciativa da Cidade da Melhor Idade. Um abraço

  19. Já faz algum tempo que converso com amigos para morarmos num condomínio cooperativista, onde cada pessoa tenha seu local de moradia e despesas dividas. Todo mundo gosta da idéia, mas não tem tempo para discutir a organização. Então pensei em ter um condomínio assim e vender os locais de moradia com regras iniciais de condomínio, mas não diponho de dinheiro para tanto. Não sei onde buscar outras idéias que sejam viáveis.

  20. O projeto é antigo na minha família e entre alguns amigos. Cada um com sua independência, mas com uma cozinha, um centro de atividades em comum, como piscina, quadra, para praticar exercícios, e, como sou de uma família de boêmios e músicos, teríamos um botequim para as cantorias: teria duas placas – uma chamada Fim de Tarde; a outra, Noite Adentro. Além das hortas, jardins etc. Ah, esqueci do jogo de tranca.

    1. Margareth Pettersen, adorei a ideia, com música e boemia, porque envelhecer já é outonal por si…
      Meu e-mail marialke45@gmail,com e meu nome é Angelica Keller, tenho 70 anos e os filhos todos morando fora do país. Se puder me juntar a voces, me avise. Um abraço.

  21. Sidinei a chacara la de Parelheiro o principio era esse, mas no decorrer houve desistencias e acabei ficando só muito boa a ideia olhe o ANARQUISMO NO SANGUE kkkkkkkkkkkkkk o velho FRANCcESCO ARNALDO SIPIONI GATTAI ficaria felis abrços

  22. Quem gostou e pretende adotar a idéia, Blza, mas sugiro que antes de investir seus 150 ou 300 mil, para muitos a única reserva, que façam um passeio de no mínimo 40 dias juntos com toda a turma para conviverem 24 hs por dia. Tenho exemplo próprio e alheios, até de parentes que se gostavam, mas após conviverem intensivamente por 2 semanas, foi o suficiente para mudarem seus conceitos. Minha sogra falava só se pode afirmar que gosta de alguém depois de comerem 1 kg de sal juntos. Se até esposos que namoram 10 anos se separam qdo dividem o mesmo espaço!. Se depois desse teste correr tudo bem, ai sim esta será uma excelente opção. Prudência e caldo de galinha só fazem bem.

    1. Verdade Valmir!! Mesmo com este período de testes que você propõe a convivência é delicada. Basta ver como se convive nos condomínios nas cidades. Como os convivas se desrespeitam nas reuniões de condomínio. Humanos gostam de outros humanos, mas gostam muito, mas muito mais de si mesmos. Você escreveu que casais se separam!! É verdade, cada um quer que prevaleça sua vontade e, se você não tiver uma dose de resignação bem significativa acaba por sair da sociedade conjugal. Por outro lado um condomínio deste tipo é como um regime socialista. Se tiver que fazer uma obra todos terão que colaborar. Pode ocorrer de um não ter dinheiro para bancar a obra. Ou tem o dinheiro, mas tem outros planos diferentes do grupo. São muitas situações que durante os dias vão aparecendo e minando a confiança e amizade do grupo.

  23. Peter Howard Wertheim. Marvellous idea! Sou brasileiro más viví 25 anos nos EUA e Europa. Francamente não tenho medo da morte. Tenho medo de envelhecer neste país que em geral despreza os idosos. Sua idéia é genial. Gostaria muito de conhecer pessoas que quisessem por em pratica uma idéia pareciada. Pode me enviar e-mail: peterhw@frionline.com.br

    Peter Howard Werteim

    1. Gostaria de conhecer mais gente interessada no projeto e também fazer amigos…morei mais de trinta anos na Inglaterra e sou muito sozinha depois de voltar ao Brasil.mas prefiro ficar sozinha se a companhia não for boa..

    2. Interessada Piter,
      Já tenho viajado a procura de locais onde pudesse fazer tal projeto, estive por um tempo na Serra da Canastra e recentemente no Sl da Bahia….
      Quem sabe?

  24. Muito bom que cada vez mais o conceito de riqueza fica evidente .Nota-se com mais e mais clareza que morar ,comer, dormir e amar é tão bom quanto plantar, colher e distribuir, sobretudo conhecimento e amizade.
    Há 17 anos iniciamos um ideal semelhante e hoje , com toda a luta boa, estamos cada dia mais felizes com a escolha.
    Procurem por Alter do Chão , na Amazônia .Ele é chamado de Caribe da Amazônia.( facebook Reserva Botanica Cairé). Você pode chegar em voo direto de Brasília a Santarem,Pará).De Lisboa a Belém são seis horas e meia de voo e , de Belém para Santarém , mais uma hora de voo e o mesmo partindo de Manaus, para quem vem de US.
    Temos um pequeno B&B Chamado Vila For e teríamos muito prazer em introduzi-pôs a Uma Autêntica Experiência Amazônida .
    Wasup + 55 93 99205 1960
    rsanpayo@yahoo.com.br
    Conheçam sobre o aquífero Alter do Chão

  25. Faz tempo que brincava com uma situação dessa. E faz uns anos ,que venho falando a verdade. Planos de construir um local, preparado para uma qualidade de vida. Embora no momento solteira, penso em compartilhar com alguem com a mesma vibração, tanto o companheiro, como os amigos.

  26. Peruíbe, no litoral sul de são paulo, oferece qualidade de vida, tranquilidade e bons preços (camarão rosa 70,00 o quilo) especialmente para os aposentados ou não estou oferecendo meu apartamento a uma quadra da praia, suite, piscina, elevador, contato: email baraccattraduzir@yahoo.com.br

  27. Adorei!!! Tudo Que Sempre Sonhei!!! Sou Professora e Hoje De Pinturas em óleo Sobre Telas!!! Pensou Quanta gente Poderia Pintar Comigo? Sou De Alma Muito Jovem e não tenho Muita Idade!!!Alegre !!! AmoMúsicas!!!Vou Sempre aos Cruzeiros do Roberto Carlos Já Fui em10 e Fiz Amigas do Brasil Inteiro, Mas depois cada uma vai Pro Seu Estado. Sou Filha única e Minha Mãe está bem doentinha. Cuido Dela, Meus Filhos Vivem Bem e Não Quero Mais a Frente morar com Nenhum dos dois Um Filho e Uma filha e 5 Netinhos. Um Entro este Ano Na Faculdade de Medicina e Sem Cursinho!!! Me Interesso Muito Amados!!! Gratidão!!! Beijosss

  28. Ola!!
    Já li outros relatos sobre este projeto,mas desconheço a existencia de algum ….
    Alguem saberia me informar onde encontrar?
    Anços a todos!!

  29. a 20 anos atrás quis fazer isto aqui em NOVA LIMA, chamei alguns amigos de profissão. IGUALZINHO A ESTE PROJETO AI. O pessoal desistiu. idêntico.

  30. Olá!
    Estou interessada nessa ideia de envelhecer em grupo.
    Sou médica carioca, aposentada, vim morar na região serrana para fugir da loucura da cidade grande, onde não cabem idosos.
    Entraria numa boa num projeto desses, mas gostaria que fosse no estado do Rio, tenho minhas raízes lá, não saberia viver longe delas.
    Se alguém tiver interesse tbm e pensar em morar no Rio, entra em contato comigo, vamos nos conhecer. Como diz a musiquinha:
    “Todos juntos somos fortes, somos flecha e somos arco, todos nós no mesmo barco não há nada pra temer, ao meu lado há um amigo que é preciso proteger.”
    Moro em Teresópolis, na minha opinião uma cidade perfeita para um projeto desses. Sem o calor insuportável das cidades a beira-mar, com uma razoável infra-estrutura de saúde , sem violência, distante do Rio a apenas 80 km.
    Aguardo col alegria o contato de vcs: dragilka@gmail.com – whatsApp 21-99333-1515

    1. Gilka, também sou do Rio, sou psicóloga, trabalho, gostaria também de num futuro próximo participar de um “condomínio” assim, só que no momento não tenho condições financeiras, já vi na internet alguém que criou uma comunidade assim, as pessoas pagavam tipo um aluguel, e moravam com toda estrutura, com médicos que faziam visitas, cuidadores, mas é pra pessoas que tenham autonomia, possam sair, cuidar da casa e que não pudessem pagar um “asilo”, nome feio né? Caríssimo, teria suas casas até morrer, sendo que não passariam para os herdeiros, depois da morte, ficaria pra outra pessoa que se interessasse, achei o máximo, tudo com uma boa infraestrutura, mas sem ser muito caro, mas o fato é ter afinidades, honestidade, pessoas do bem e que seja um lugar de conforto e paz, com direito a receber visitas, filhos ,parentes, amigos, enfim um condomínio mesmo, só que a partir de pessoas acima de 50 anos…

  31. Como Ser Humano que Ama As Convivências em Comunidades, Tenho Interesse em Participar Desta Maravilhosa Ideia!… Hoje Vivendo Quase Solitário e Ainda Falando de Familiares, Mas Todos Preocupados de Tuas Próprias Vidas!… E Eu Me Virar Com A Minha!… Cada Qual Mais Distante Um dos Outros!… Tenho Certeza de que Posso Ser Útil Aos Demais, Podendo Ajudar em Certas Tarefas Diárias!…” ( Célio Rosa de Oliveira ) C. R. O

  32. Há alguns anos eu pensei num projeto como esse, mas o investimento era muito alto e se tornou inviável. O grande inconveniente é esta localizado nos EUA isso torna mais complicado e não impossível para idosa como eu

  33. Eu estou empenhada .conseguir pessoas que queiram realizar um projeto parecido. Unindo temos como realizar a ideia e termos qualidade de vida. Penso na idade de 50 e mais(trocadilho pra descontrair), com estruturas que atendam bem aos moradores. Vamos?
    Estou na cidade de Belo Horizonte, MG mas a localização do condomínio pode ser onde for mais conveniente, caso alguém tenha terreno que suporte a ideia.
    Interessados (realmente), por favor, fazer contatos:
    31 996007129
    mvaraujo.araujo@gmail.com.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 13 =

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo