
50emais
O escândalo envolvendo descontos não autorizados de aposentados e pensionistas, manchete de praticamente todos os jornais desde quarta-feira(23), foi denunciado por nossa cronista Márcia Lage num texto que publicamos no 50emais, no domingo, 3 de março.
Mais de um mês e meio depois da denúncia da jornalista, uma megaoperação da PF e CGU finalmente identificou os descontos indevidos em aposentadorias e pensões, desviados para sindicatos e associações. Esse verdadeiro assalto vinha ocorrendo desde 2019 e soma 6,3 bilhões de reais.
O governo federal afastou do cargo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e anunciou ontem que vai devolver “integralmente” o que foi deduzido sem o conhecimento de aposentados e pensionistas.
Vítima do roubo silencioso que rendeu aos golpistas essa fortuna, a jornalista ainda espera da Justiça a devolução do prejuízo que teve.
É a própria Márcia Lage quem conta como descobriu que estava sendo lesada e que providências tomou:
Como se proteger de fraudes e descontos irregulares
Diante dos fatos, o 50emais lista orientações essenciais para que aposentados e pensionistas evitem prejuízos:
- Consulte seu extrato mensal no site ou aplicativo “Meu INSS”.
- Identificou algum desconto estranho? Solicite sua exclusão imediatamente pelo app ou pelo telefone 135.
- Reivindique o estorno dos valores cobrados, entrando em contato com a entidade listada no extrato ou pelo e-mail: acordo.mensalidade@inss.gov.br.
- Jamais compartilhe seus dados pessoais por mensagem, telefone ou redes sociais. O INSS não solicita informações dessa forma.
- Informe-se e informe outros. Divulgar essas orientações é uma forma de proteger ainda mais pessoas.
Este caso demonstra como a atenção constante e o acesso à informação são aliados poderosos. A apuração da jornalista Márcia Lage, somada à atuação das autoridades, mostra que é possível combater práticas abusivas — desde que haja vigilância ativa e cidadania informada.
Leia também: Alerta aos aposentados