fbpx

Dançar, bem ou mal, é excelente para o corpo e para a mente

Por Maya Santana

A dança melhora a condição cardiorrespiratória, aumenta a força muscular, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio, diz especialista

Maya Santana, 50emais

Lendo este artigo do instrutor físico Márcio Atalla para o Uol, me veio a ideia de reunir minhas irmãs – somos sete – e umas três vezes por semana, juntas, fazermos uma sessão de dança. Nós todas adoramos dançar. Mas, nem sempre temos oportunidade. Tudo que leio sobre o ato de dançar me mostra que esse é um dos melhores exercícios, pois mexe com o corpo inteiro. O melhor é que a gente se diverte e se exercita ao mesmo tempo. Márcio Atalla afirma que os benefícios em todos os aspectos são impressionantes, quando se dança regularmente. No caso do físico, a dança melhora a condição cardiorrespiratória, aumenta a força muscular, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio.

Leia:

Confesso que não sou exatamente um pé de valsa, mas boa parte das pessoas adora dançar. E dançar é bom pra caramba! Ir a uma festa e dançar a noite toda é muito divertido e relaxante, além de deixar nosso corpo em movimento.

Quando praticada como atividade física regular, os benefícios da dança são ainda mais impressionantes: ela gera efeitos em todos os aspectos de saúde e bem-estar.

As conquistas abrangem a parte emocional, social, física e cognitiva. Na parte física, há melhora na condição cardiorrespiratória, aumento de força muscular e um grande desenvolvimento na coordenação motora e equilíbrio. O gasto calórico, dependendo da aula, pode ser bem alto, o que ajuda a manter o peso. Além disso, a dança promove impacto, com saltos e outros passos, o que é excelente na manutenção da massa óssea, ajudando na prevenção de osteoporose.

Com o avanço da idade, perdemos em maior quantidade as fibras musculares do tipo 2, que são as de contração mais rápida. Mas quem dança ou dançou a vida toda consegue manter a agilidade dos movimentos, e essa perda é menor. Sem contar no equilíbrio, na flexibilidade, coordenação motora e na consciência espacial, fatores que ajudam na prevenção de quedas, um dos grandes perigos à saúde e autonomia das pessoas mais velhas.

O funcionamento cognitivo é bastante requisitado nessa atividade. Estar no ritmo da música, contar e decorar os passos são formas excelentes de ativar a função do cérebro, e o melhor, sem nem perceber. Ainda há liberação de uma série de neurotransmissores, como a serotonina, que promovem sensação de bem-estar, de alegria, o que pode ser uma ótima arma para tratar depressão e ansiedade.

Tem mais: dançar raramente é uma atividade solitária. Então, o fator social conta bastante. Novas amizades surgem dentro da sala de aula, em ambiente conectado pela música e pela arte de dançar. No solo, dança a dois ou em grupo, o efeito na autoestima e na autoconfiança é igualmente importante.

Então, para quem me pergunta sobre dança, respondo: dançar, sim, faz muito bem à saúde. É uma atividade física. E se você gosta, por que não escolher a dança para ser a sua atividade física, fazer parte da sua vida?

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





66 Comentários

Elizabeth 7 de março de 2020 - 22:43

AFPESP Rua Venceslau Brás, 206 -centro -S.Paulo – capital tel. 3293-9585 Profa. Mônica Gouveia.
Maravilhosa

Responder
Nora 6 de outubro de 2019 - 14:16

Gostaria de indicações de academias de dança em São Paulo. Pelo jeito os cariocas são dançarinos natos e têm várias opções. Em Sampa não encontro uma alternativa para 50+ Alguma sugestão? Moro pros lados de Pinheiro, Vila Madalena…ou arredores

Responder
Carmem Gibb 2 de julho de 2019 - 18:57

Carmem Gibb
Tupaciguara MG
Eu fui a um baile flasch back
Dancei e me senti muito bem
é muito bom a prática da dança

Responder
ANGELA ARENARE GODINHO 2 de junho de 2019 - 20:45

Danço charme nos Bailes Charme no Rio. Adoro!! Emagreci 6k!! Mente sã corpo sã !!!

Responder
ANGELA ARENARE GODINHO 2 de junho de 2019 - 20:44

Danço charme nos Bailes Charme no Rio. Adoro!! Emagreci 6k!! Mente sã corpo sã !!! Quem quiser aprender é só procurar no Facebook o CLUBE DO PASSINHO fala com Julio Bottoni ele dá aula de passos marcados estilo baile charme. As aulas são nas praças no Grajau Tijuca Catete e Flamengo. Vai fazer amizades e dançar nos bailes charme do Rio.

Responder
Marize Lucia 29 de maio de 2019 - 19:54

Marize Lucia: Eu tenho 66 Anos! Morei em Santos
Foi lai que Comecei Sair para Dancar porque Iniciei meu aprendizado com Danca de Salão. Foram so tres anos de muita diversão. Fiz novas amizades Tambem, pena que tudo que e bom dura pouco.Enfim tive que retornar para minha Cidade de Origem Meu Rio de Janeiro.Deixei de lado a danca de salao ! AGORA ATUALMENTE
FAÇO Aula de Zumba que meche com toda nossa estrutura Balanca tudo estou apaixonada
por essa dança e uma loucura perfeita .Acredite
se quiser ou vem comigo ser Zumbete tambem Vem…Kkk

Responder
Luiza Duarte 28 de maio de 2019 - 17:22

Tenho paixão por dançar! E além de fazer bem para o corpo .. faz um bem danado pra ‘alma’! É uma terapia! ..

Responder
BERNADETE HELENA KAYSER 28 de maio de 2019 - 10:20

Tem festa todos os domingos, com ótimas Bandas, no SALÃO KAYSER, que possui uma história de 64 anos… Fica em Bom Princípio/RS

Responder
Carlos Ruivo 27 de maio de 2019 - 09:18

Boa tarde . Tenho 66 anos e a mulher 70 anos, não somos dançarinos mas gostei da noticia em si. Agora chegou a reforma e a minha pergunta é : Existe algúm grupo em Setúbal especifico ou próximo de Setúbal ??? Obrigado . cARLOS rUIVO

Responder
Sueli Aparecida da Siva 26 de maio de 2019 - 12:13

Eu queria tbm aprender a dançar é muito bom

Responder
Rosiane Tenorio Barbosa 26 de maio de 2019 - 11:25

Amo dançar faço isso a muitos anos mais, o melhor é ter um companheiro de dança. Pra não ficar sem dancar porque homens q dançam esta em extinção quando vão ao baile só pensão em beber.

Responder
Maria Beatriz Almeida 25 de maio de 2019 - 10:11

Eu gostaria de encontrar um amor mesmo com 68 anos tenho vontade de casar de novo

Responder
Francisca Costa 19 de maio de 2019 - 10:22

Lendo alguns comentários me deparei com relato da falta de companheiro para dançar.
Adoro dançar. Ultimamente só estou indo festa de aniversários e eventos. Mas danço sozinha.
Percebo que os esposos e companheiros não curtem dançar. Ficam sentados bebendo, sem se importarem o que pensam e sentem suas esposas e companheiras. Que a noite se resume a uma cadeira e mesa.
Dancem sozinhas, o importe é se sentir feliz consigo mesma. Dançar faz o nosso celebro desperta e fluir o nosso que estado de espirito e isso a maioria dos homens não percebem fará muito bem aos dois. Pois a sintonia de energias e sentimentos contidos os levará a momentos de harmonia interior que as palavras, jamais descreveram.
Não deixem de dançar por falta de um par.
Você pode e vai encontrar esse par, quando estiver dançando consigo mesma.
Sabe por quê: Estará entrando em sintonia com sua satisfação pessoal.
Viva cada instante e momento que a dança as propulsionar!
Francisca Costa

Responder
EDINALVA PINTOE 2 de novembro de 2019 - 15:58

Concordo. Gosto da solitude. Experimento estar comigo, ser meu par, minha companhia. Dançar por que gosto me faz bem.

Responder
Paula 9 de maio de 2019 - 00:19

Quero algum homem para dancar mmmuuiito em Sao Paulo,
Ou em algum lugar proximo. Danco de tudo. Sou Paula uma menina de 40 e poucos anos….
Zap 11-9.9023.39.72

Responder
Regina 29 de abril de 2019 - 18:47

Sugestões da grupos em São Paulo, zona norte.

Responder
SÔNIA JABOUR 23 de abril de 2019 - 18:36

SOU SIMPLESMENTE ALUCINADA POR DANÇA. Danço toda semana de quinta a domingo… e esta semana começou a ter na segunda tb.
Quando danço transbordo de alegria… minha vida se torna leve e flutuante… e se n tem parceiro dançar, danço sozinha mesmo… rs
Nada melhor do que dançar!!!!!!!

Responder
maria 20 de abril de 2019 - 18:32

gostaria muito de um lugar p 3a idade no Jardim botanico, ou Humaitá

Responder
Edinamar Ribeiro da Silva Borges 16 de abril de 2019 - 12:52

Mora em Uberlandia,alguém para me indicar?

Responder
Sandra 9 de fevereiro de 2019 - 15:59

Dou aula dança ventre turca
(11)94102-0929
Aisha Ganza

Responder
Dalila Suannes Pucci 4 de fevereiro de 2019 - 14:11

Que tal publicar endereços possíveis de dança para maiores de idade em São Paulo???

Agradeceria, muito.

Responder
Sandra 9 de fevereiro de 2019 - 16:00

Aisha Ganza
Professora dança ventre turca
(11)94102-0929

Responder
Maria Helena Caldas 11 de fevereiro de 2019 - 13:17

Oi Maya Santana. Sim dançar é tudo de bom. Vc fica em Sampa ?
Quero ver se dá p indicar suas viagens p uma amiga. E tb pensar em atividades de dança, juntas. Me escreve por email ora eu conhecer s programação please ?

Responder
Julio Vazquez 1 de fevereiro de 2019 - 19:46

En Buenos Aires las personas mayores.somos amantes del baile.Hay muchos lugares donde bailar y es importante para el cuerpo, ademas somos muy sociables y conocemos gente y nacen amistades y hasta romances. Yo tengo 76 años y bailo muy bien desde mi juventud. La danza me mantiene joven de espiritu. Recomiendo la danza a todos.

Responder
Pedro Paulo Maciel 21 de janeiro de 2019 - 22:04

pedro paulo maciel
[email protected]

Responder
Adma Ereiro 21 de janeiro de 2019 - 14:55

Eu me entrego totalmente quando danço. Parece que não sou eu aquela mulher ansiosa e depressiva.Tenho muita tristeza .pois vivo com um homem que bebe e isso me faz mal.Entao é dançando que extravasoos meus sentimentos , minhas angústias.Quando a festa termina parece que o mundo acaba para mim.Fico triste e mau humorada.

Responder
Sônia Gonçalves caldas 7 de janeiro de 2019 - 15:26

olá pessoal adorei , dançar faz parte da vida a incorporar na vida da gente é muito bom , não sei dançar nada só me mexo e pronto, mas quando estou com animo . pois aos 65 anos tem dia que eu não consigo me mexer , isto é frequente .. mas vezes ouço a musicas ai sim, mais amei a matéria ..obrigado

Responder
Rosa 29 de dezembro de 2018 - 09:48

Sônia, vc mora no Rio de janeiro? Posso te indicar um trabalho corporal com dança, movimento e expressão . Aliás, t em Campinas, são Paulo, Rio … Rosa. Pode procurar pelo nome aula de movimento expressivo do sistema Rio aberto. Abc.

Responder
Lola 26 de maio de 2019 - 08:12

Inclusive existe um curso RioAbierto aos sábados na Universidade Santa Úrsula.
Muito bom!!

Responder
Liete santana 30 de maio de 2019 - 17:57

Ola vi este recado e reslvi fazer uma pergunra a vcs onde eu posso dançar na cidade do rio de janeiro campo grande desde ja obrigada.

Responder
Liete Folco 17 de dezembro de 2018 - 20:54

Tudo bem … excelente matéria, dados sensacionais porém o principal, que eu Acho, é a solução e infelizmente vcs NÃO deram….Teria sim que ser acrescentados locais etc para se praticar a dança…de que adianta saber do bem que faz se vcs NÃO citaram pelo menos alguma pista, já que existe problemas de mídia etc….ahhhh sinto muito mas faltou….ficou a desejar….#prontofaleisim. Boa noite e obrigada.

Responder
Vilma Beiro 28 de dezembro de 2018 - 01:18

Eu também acho,Falaram tanto e não informaram onde tem local pra as pessoas interessadas procurar.

Responder
Luci DavidL 4 de fevereiro de 2019 - 13:52

A ACM é um excelente lugar, faço aula lá. Dança de salão, e músicas ritmadas!

Responder
Vilma 1 de maio de 2019 - 16:11

Obrigada!!!
Desculpe a minha intolerância.Vou logo procurar o local adequado pra mim.
A parte de vocês já fizeram!!!

Responder
Ana carla 16 de janeiro de 2019 - 21:37

Maya, nas academias vc encontra uma variedade de danças. Na minha academia tem dance Mix,. Ritmos, etc. Bom, esses são os nomes dado pela academia onde faço. E tudo q a matéria fala, eu posso dizer que é bem assim!
Procure uma academia onde mora e se informe, ok?

Responder
Lucia Goulart 9 de abril de 2019 - 09:40

BOM DIA
GOSTARIA QUE VCS INDICASSEM LUGARES PARA DANÇA NA TIJUCA – RJ.
VCS PODEM AJUDAR A ME DAR REFERÊNCIAS ?
OBRIGADA E AGUARDO
[email protected]

Responder
marcia c r castilho 17 de dezembro de 2018 - 19:24

Que lugares vocês indicam para ir dançar, tenho 53 anos.

Responder
Solange 19 de fevereiro de 2019 - 19:21

Se vc residir em São Paulo vc pode ir ao Zais ou Juventus ,as 4as feiras, ou Atlético Ipiranga ou Piratininga.
Neste caso, digo aos conservadores.
Se vc preferir estilo balada tem outras indicações.
Eu prefiro as que indiquei à vc

Responder
Cristina 18 de maio de 2019 - 16:36

Adorei as dicas!!!

Responder
Sônia Bertini 12 de dezembro de 2018 - 16:30

Gostaria muito de uma indicação de dança, ñ necessariamente dança de salão, até gosto, já fiz e já dancei muito em escolas desse tipo com o meu marido. Tenho 65 anos, adoro dançar e estou buscando atividade nesse gênero mas que me motive pra não desistir dps de 1 mês.

Responder
Rosa 29 de dezembro de 2018 - 09:47

Sônia, vc mora no Rio de janeiro? Posso te indicar um trabalho corporal com dança, movimento e expressão . Aliás, t em Campinas, são Paulo, Rio … Rosa. Pode procurar pelo nome aula de movimento expressivo do sistema Rio aberto. Abc.

Responder
Sônia Bertini 21 de abril de 2019 - 04:26

Oi Rosa eu resido em São Paulo capital. Obrigada pela dica. Abç

Responder
Ilda 19 de maio de 2019 - 23:20

Moro em Balneário Camboriú e aqui a dança “move” muita gente!!
Tem bailinhos de 2a a 2a…cada dia num clube.
Amoooo

Responder
Hilda Maria de Faria Góes 29 de maio de 2019 - 08:27

Moro no Rio, em Botafogo, perto do Humaitá… Gostaria de saber endereços de aulas de dança aqui por perto… Já fiz aula de dança da terceira idade na Carlota Portella, no JB, e gostava muito… Infelizmente a turma acabou pois ñ teve mais quórum… Algumas alunas tiveram problemas de saúde diversos e pararam de fazer… Ñ gosto de dança de salão… Aguardo sugestões!
Em tempo: Tenho 74 anos
Grata!

Responder
Ana Lúcia Frank 7 de julho de 2019 - 19:02

Indicação em são Paulo?

Responder
Edson 2 de junho de 2019 - 12:12

Te indicaria o tango, mas é uma dança que se ama no início. Depois que se aprende uns passos e passa a frequentar bailes é que se apaixona eternamente e mesmo que pare por um tempo, sentirá saudades e esperança de voltar

Responder
ANGELA ARENARE GODINHO 2 de junho de 2019 - 20:41

Procura no Facebook o CLUBE DO PASSINHO fala com Julio Bottoni ele dá aula de passos marcados estilo baile charme. As aulas são nas praças no Grajau Tijuca Catete e Flamengo. Vai fazer amizades e dançar nos bailes charme do Rio.

Responder
Derci Carola 29 de fevereiro de 2020 - 14:09

Acho lindo quem sabe dança eu brinco de dança não vou dizer que sei dança mais me senti muito bem quando estou brincando e muita diversão traz felicidades alegria é algo mágico energia radiante se difícil sair sou pouco tímida pra chegar só nós lugares tivesse companhia estava sempre bailando kkk ❤

Responder
ro figueiredo 26 de setembro de 2019 - 08:35

Preciso de um lugar que não seja bailão que tivesse dança mais cedo tipo 19.30 Oito da noite ou mesmo academia em Colombo ou Curitiba

Responder
Marcos Pinheiro 7 de dezembro de 2018 - 10:59

Se eu soubesse o significado das coisas…não precizaria dançá-las…
Dança…Corpo…Alma…Mente

Responder
Claudia 1 de dezembro de 2018 - 12:05

Amo dançar e dando sempre que eu posso : se possível um final de semana sim e o outro também

Responder
Solange 19 de fevereiro de 2019 - 19:23

Igualzinho eu!!!!!

Responder
Dora 26 de maio de 2019 - 23:49

Amo dançar.

Responder
Elza Prado 25 de novembro de 2018 - 01:27

Muito boa essa atividade traz varios benefícios pra alma e pro corpo

Responder
Lucia Goulart 9 de abril de 2019 - 09:38

BOM DIA
GOSTARIA QUE VCS INDICASSEM LUGARES PARA DANÇA NA TIJUCA – RJ.
VCS PODEM AJUDAR A ME DAR REFERÊNCIAS ?
OBRIGADA E AGUARDO
[email protected]

Responder
ines batalha [email protected] 24 de maio de 2019 - 17:05

Olá! Superindico a Escola Carioca de Dança, ai na Tijuca, vc vai amar!!!! Depois me conta, viu??Informe-se no Google
Abço.

Responder
Gilberto Ponce Dias 29 de maio de 2019 - 00:30

Danço desde sempre. Encontrei a escola de dança na minha cidade procurando nas academias. Encontre uma que você se sinta bem.
Quando viajo pergunto a minha professora uma indicação e frequento.

Responder
Laurinha 30 de maio de 2019 - 01:40

Lucia, tem um estúdio de dança na rua Uruguai, 268, quase esquina da rua amaria Amália, sala 201 fone 21 31005971 e 96589901
[email protected]
Diz q foi Laurinha q indicou , pf! Eu e meu marido começamos essa semana e entramos na ioga tbm! Tem dança do ventre e tudo mais! Tamos adorando! Tem baile, n perde!

Responder
ANGELA ARENARE GODINHO 2 de junho de 2019 - 20:37

Eu recomendo o CLUBE do PASSINHO, aulas na rua geralmente em Praças na Tijuca, Grajaú e Catete. Procure no facebook JULIO Bottoni ou Clube do Passinho …fará amizades e frequentara os bailes charmes do Rio

Responder
Setsuko 4 de junho de 2019 - 15:41

Boa tarde Lucia.
Estou fazendo balé adulto, dança rítmica, ioga ,etc e estou indo todos os dias das 18 às 20h. Na academia Six q fica na Rua Afonso Penna. Tijuca.
Mensalidade é barata e vale muito a pena.

Responder
Heleonora 2 de agosto de 2019 - 11:12

Escola de Dança Jaime Aroxa Tijuca . Na almirante Chochrane perto da Praça . Excelente!.

Responder
MarciaValerka 6 de agosto de 2019 - 00:36

Academia Jaime Arouche na Almirante Cockarane

Responder
Carmem 2 de julho de 2019 - 18:53

Amiga eu tive a prova disso
Fui dançar e eu estava com uma dorzinha lombar
e melhorou eu danço até em casa pra me manter bem

Responder
Helena Pinto 26 de setembro de 2019 - 17:22

Adoro dançar ao fim de semana vou para o bailes danço 2 a 3 h Faz bem alma e á tristeza é uma terapia

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais