Ícone do site 50emais

Dançar charme depois dos 50 só faz bem à saúde

Apresentação do grupo brasiliense Charme em Movimento. Foto: Acervo Charme em Movimento

50emais

O grupo Charme em Movimento, de Brasília, está mostrando na prática que, principalmente depois dos 50, dançar não é apenas um prazer, mas uma fonte infindável de benefícios físicos e mentais.

Esse estilo de dança, que se tornou conhecido no Brasil depois de ser trilha da novela Avenida Brasil. da TV Globo, em 2012, tem atraído um número crescente de adeptos, que buscam um caminho ativo e estimulante para a saúde e o bem-estar.

Os benefícios da dança Charme vão além do simples prazer de mover-se ao ritmo da música. Pessoas que dançam regularmente logo começam a sentir as mudanças. Conforme enfatizado por Netto do Charme, líder do grupo, o charme ajuda a manter a flexibilidade e o condicionamento físico, melhorar o humor e aumentar o bem-estar físico e mental.

Reduz risco de queda

Além disso, como Ivo Xavier, coreógrafo do grupo, ressalta, a dança charme pode aumentar a coordenação, a força muscular e a resistência, além de melhorar a memória e a concentração. Isso beneficia particularmente aqueles que estão envelhecendo, já que essas habilidades tendem a diminuir com a idade.

Brisa Sousa, organizadora cultural e figurinista, destaca que a dança também pode ser uma aliada na prevenção da perda óssea e da osteoporose, problemas comuns em pessoas acima dos 50 anos.

Além disso, a prática da dança melhora a postura e a estabilidade, ajudando a reduzir o risco de quedas – um risco significativo para essa faixa etária.

Ana Paula Aguiar, 50 anos, uma das integrantes do grupo, se dedica de corpo e alma à dança, porque, com isso, segundo ela, “não preciso de remédios, a minha cura está no charme”.

Promove a socialização

Além dos benefícios físicos, a dança charme oferece uma excelente oportunidade de socialização. O grupo Charme em Movimento promove uma comunidade unida, na qual os membros têm a chance de formar novas amizades, compartilhar experiências e aproveitar os momentos de alegria e satisfação proporcionados pela dança.

Outra das apresentações do Charme em Movimento, que está fazendo história na capital federal. Foto: Acervo Charme em Movimento

Por causa da grande procura, o grupo charme se dividiu em dois: um para iniciantes e outro para membros experientes.

O grupo de iniciantes recebe introdução aos fundamentos e passos do estilo charme, num ambiente seguro e inclusivo para quem deseja começar a explorar essa dança vibrante, sob a orientação dos mestres Netto do Charme e de Ivo Xavier.

Já o grupo de membros experientes é composto por apaixonados pelo estilo, que dedicam um tempo considerável à dança e, por isso, alcançaram alto um nível técnico. Esses dançarinos apresentam suas coreografias em vários eventos públicos, incluindo festas temáticas.

Como se juntar à comunidade

Ambos os grupos ajudam a cultivar uma comunidade unida e vibrante de dançarinos de charme, em Brasília.

Para aqueles que desejam se juntar à comunidade de dança Charme, as aulas acontecem na Escola Parque da 210/211 Sul, no Plano Piloto de Brasília, todas as terças e quintas às 19 horas. As aulas também são transmitidas ao vivo no Facebook do Netto do Charme (61 98483-2267), o que permite que as pessoas participem, mesmo à distância.

Portanto, independentemente da sua experiência anterior com a dança, a charme oferece um caminho que leva à saúde, a alegria e a conexão social. É um convite para dançar, aprender e prosperar interiormente, não importa a idade.

Veja uma apresentação do Charme em Movimento:

Veja também: Por que dançar, sozinho ou não, faz tão bem para o corpo e para a alma

Sair da versão mobile