Há menos de quatro meses, perdi um dos meus irmãos mais novos. Tenho 10 irmãos. Esse ia completar 63 anos. Ele caiu. Conseguiu se levantar. Deu mais uns quatro passos e tombou para sempre.
Foi acudido imediatamente. Mas já chegou ao hospital, 20 minutos mais tarde, morto. Sofreu um ataque cardíaco fulminante na área interna da casa onde nasceu e viveu a vida inteira.
Escrevo ainda de luto. Não me conformo com o fato de ele não ter se cuidado. Era extravagante no alimentar – tinha especial predileção por linguiça e todo tipo de embutido – e se mostrava avesso a qualquer orientação para que moderasse o consumo de gordura.
Uma alimentação e alguns hábitos saudáveis – como não fumar, tomar cuidado com a ingestão de álcool e fazer exercícios – são essenciais para a saúde do coração e para a saúde em geral. É isso o que mostra este artigo do Dr. Alexandre kalil, um dos cardiologistas mais importantes do Brasil, – atende políticos e celebridades.
Leia:
Um dos médicos com o consultório mais cobiçado do Brasil, responsável por cuidar do coração de presidentes, ministros, atletas, artistas e pacientes de todos os estados, o cardiologista Roberto Kalil inaugura um novo produto do GLOBO, exclusivo para assinantes, chamado Tem que Ler.
O Tem que Ler sobre saúde é só o primeiro de uma série de temas que o GLOBO trará para você nos próximos meses. O conteúdo virá em diversos formatos: textos, vídeos, jogos, interatividade.
Leia abaixo as 10 dicas de Kalil, que é presidente do Conselho Diretor do Instituto do Coração, em São Paulo, e diretor da Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês.
Alimente-se como os italianos
A escolha correta de alimentos é uma parte muito importante do estilo de vida saudável. Desde a década de 1950 se observa que certas dietas, em especial as dos países em torno do Mediterrâneo, estão associadas a menor incidência de doenças cardiovasculares. A dieta mediterrânea é variada e é a dieta em que existe o maior número de evidências científicas de seu benefício. É uma dieta rica em verduras, frutas, legumes, azeite de oliva, peixes e nozes. Deve-se evitar o consumo de carne vermelha, gordura de origem animal, açúcar em excesso e especialmente produtos ultraprocessados.
Leia também: Entrevista com Dr. Fernando Cabal, chefe da equipe que operou Faustão
Tenha fé
Estudos sugerem que pessoas que praticam uma religião ou que se envolvem com os aspectos de espiritualidade e transcendência da vida têm melhores níveis de saúde. O que se observou também é que essas pessoas têm melhor controle de peso e hipertensão, adotam mais frequentemente atividades mais saudáveis e estão menos propensas a terem depressão ou cometerem suicídio. Talvez um aspecto que explique este efeito protetor seja que estas práticas facilitem uma maior interação social e ajudem a lidar melhor com o estresse. Estes benefícios parecem ocorrer uniformemente em todas as religiões e práticas espirituais.
Mexa-se
O exercício traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. O exercício ajuda a controlar o peso, diminui a chance de desenvolver hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas, osteoporose, vários tipos de câncer, depressão e ansiedade. O exercício ao longo da vida ajuda a preservar a mobilidade, a manter independência e a prevenir quedas. Os benefícios ocorrem em todas as pessoas independentemente de sexo ou idade. Qualquer exercício conta, mesmo por curtos períodos e com baixa intensidade, mas benefícios maiores são atingidos ao se fazer 150 minutos de atividade física moderada por semana. Hoje existem medidores de passos e de atividade física até em aplicativos em nossos celulares que ajudam a programar metas e acompanhar o seu desempenho.
Leve o sono tão a sério quanto o seu dinheiro
A falta de um sono com uma qualidade adequada é uma queixa bastante comum na população. O sono é muito importante na manutenção da saúde geral do organismo, e o seu comprometimento está associado a diversas doenças crônicas como a obesidade, a hipertensão arterial, diabetes e depressão. Pessoas que têm problemas com o sono também têm pior qualidade de vida e estão mais sujeitas a se envolver em acidentes tanto em casa, como no trabalho e especialmente no trânsito. A sonolência durante o dia e a presença de ronco podem ser sinais de alerta para doenças do sono que podem prejudicar muito a saúde dos pacientes. Existem diversos tratamentos disponíveis que ajudam a ter uma melhor qualidade de sono e prevenir suas consequências.
Não dê força para o estresse
A vida de todas as pessoas tem momentos que requerem um maior esforço pessoal. Um pequeno estresse associado à necessidade de conseguir resultados pode ser até benéfico, porém quando as cobranças são constantes, e um nível alto de estresse se torna parte da rotina diária, a sua saúde pode ser seriamente prejudicada. O estresse, que originalmente estava associado à luta pela sobrevivência leva a liberações de vários hormônios que ao longo do tempo estão associados ao desenvolvimento de doenças, em especial do sistema cardiovascular. Os principais hormônios do estresse são o cortisol e a adrenalina. Quando seus níveis estão aumentados cronicamente podem ocorrer crises de hipertensão arterial, arritmias, infartos e acidentes vasculares cerebrais. Felizmente existem várias técnicas que nos ajudam a lidar com o estresse como a meditação, Ioga, hobbies, tocar um instrumento e outras atividades físicas ou recreativas.
Leia também: Por que há uma corrida para criar o coração artificial
Controle já os níveis do colesterol
Todas as pessoas devem ter seus níveis de colesterol avaliados regularmente. O aumento do colesterol ruim é um dos maiores fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Infelizmente, na maioria das vezes, este aumento é silencioso e muitas pessoas só descobrem este sério problema quando têm uma complicação clínica que pode ser grave ou mesmo fatal. A boa notícia é que existem hoje em dia tratamentos muito eficientes para o controle dos níveis de colesterol. Veja no vídeo abaixo:
Consulte o serviço de saúde pelo menos uma vez ao mês
Durante o atendimento médico existem ótimas oportunidades para se discutir os melhores hábitos associados a um estilo de vida mais saudável, controle dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças e para o diagnóstico precoce das doenças, quando as chances de cura e de tratamentos mais efetivos são muito melhores. Não se esqueça de procurar regularmente o seu médico ou o sistema de saúde.
Vacine-se! O coração agradece
É muito importante manter a sua vacinação em dia. No mundo existe hoje um forte movimento antivacina, mas as evidências científicas são claras em mostrar que as vacinas são seguras e eficientes. O uso correto da vacinação está associado à prevenção de doenças de doenças infecciosas e a uma redução significativa de mortalidade. Alguns benefícios das vacinas se estendem além da prevenção das infecções em si. Um exemplo importante é a vacina da gripe que se mostrou capaz de reduzir também o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e mortalidade por infarto.
Cigarro eletrônico pode ser pior
Existe uma noção comum de que o uso do cigarro eletrônico é uma alternativa segura ao uso de tabaco, mas esta é uma informação falsa. Foram descritos danos ao organismo muito importantes, principalmente ao pulmão, associados ao uso de cigarros eletrônicos, inclusive levando a óbito de um número significativo de pessoas. A quantidade de nicotina a que o usuário do cigarro eletrônico fica exposto é comumente muito superior àquela do fumante clássico, o que pode causar problemas sérios de saúde, especialmente nas faixas de idade mais jovens, que justamente têm sido as mais impactadas pelo cigarro eletrônico. Também a análise do vapor emitido pelo cigarro eletrônico mostra a presença de diversas outras substâncias nocivas. Assim, não se recomenda o uso destes aparelhos.
Vou chover sobre o molhado: Pare de fumar!
O fumo está associado a danos significativos em praticamente todos os órgãos do corpo. O tabagismo é uma causa especialmente importante de doenças cardiovasculares. O uso do cigarro está associado ao desenvolvimento de aterosclerose e entupimento dos vasos sanguíneos, piora do perfil de gorduras no sangue, desenvolvimento de arritmias, desencadeando dor no peito, infarto do miocárdio, falência do coração e derrames cerebrais. Os efeitos deletérios incluem não somente aqueles que fumam, mas também as pessoas que estão próximas, que são os chamados fumantes passivos, que são prejudicados pela fumaça do cigarro. Pudemos observar uma melhora significativa mesmo pouco tempo após a aprovação de leis que restringem o fumo em espaços públicos.
Leia também: Saúde é aquilo que todo mundo deseja, mas só valoriza quando perde
O fumo está associado a danos significativos em praticamente todos os órgãos do corpo. O tabagismo é uma causa especialmente importante de doenças cardiovasculares. O uso do cigarro está associado ao desenvolvimento de aterosclerose e entupimento dos vasos sanguíneos, piora do perfil de gorduras no sangue, desenvolvimento de arritmias, desencadeando dor no peito, infarto do miocárdio, falência do coração e derrames cerebrais. Os efeitos deletérios incluem não somente aqueles que fumam, mas também as pessoas que estão próximas, que são os chamados fumantes passivos, que são prejudicados pela fumaça do cigarro. Pudemos observar uma melhora significativa mesmo pouco tempo após a aprovação de leis que restringem o fumo em espaços públicos.
Envie sua pergunta para Roberto Kalil
Gostaria de tirar alguma dúvida? Saber sobre uma questão de saúde específica? O Dr. Roberto Kalil fará uma live nas redes sociais do GLOBO no dia 6/9 (quarta-feira) às 12h. Preencha o formulário abaixo e envie sua pergunta.