Hoje, dia 23 de dezembro, foi o dia que escolhi para nascer e, conforme história contada por minha mãe, foi literalmente depois de um susto e quase um mês antes do previsto para completar a gestação dela.
No dia 22 de dezembro de 1959, em um bairro do Rio de Janeiro, um avião Teco-Teco se chocou com um Boeing. Os destroços se espalharam por cima várias casas em Ramos.
Duas casas na rua ficaram intactas. Numa delas estavam minha mãe, minha irmã de 4 anos, meu irmão de 3 anos e meio e eu dentro da barriga dela. No estrondo, minha mãe corajosamente correu carregando em seus braços e barriga todos nós, com medo que o incêndio os pegasse. Eram três crianças e uma mulher que media um metro e cinquenta e sete de altura.
Bem, como se há de imaginar, no dia seguinte eu nasci.
Minha mãe também conta que depois de um empurrão, sem contrações, eu nasci sozinha, sem muito esforço e sem chorar. O que a preocupou num primeiro momento. Mas, em seguida eu fui para seus braços e ela viu que estava tudo bem.
Hoje quando acordei pensei comigo, o que acontecerá de diferente para marcar minha passagem de novo ano?
Ganhei um gostoso abraço e os primeiros votos de feliz aniversário! Isto já foi diferente dos “bons dias” habituais.
Me entreguei à rotina matinal. Tomei café, abri a janela e contemplei um céu azul intenso. Arrumei a cozinha, arrumei a cama e o dia estava normal. Nada diferente.
Então abri minha caixinha de Botons e achei o meu de feliz aniversário que ganhei na Disney. Pronto, algo diferente ecoava na mente cada vez que olhava para meu dorso e via aquele enorme boton com a figura do Mickey e um bolo de aniversário, escrito meu nome e dizendo feliz aniversário!
Tinha horário no salão para fazer as unhas e ao chegar lá fui parabenizada pelo meu dia (lembre-se eu estava usando o boton) e me ofereceram de tudo, água, refrigerante, capuccino e que também eu escolhesse a cor que eu iria esmaltar minhas unhas.
Infinitas cores, marcas diferentes de esmaltes, muitas dúvidas do que escolher para este dia que, de preferência tivesse a alegria que o boton estava espalhando pelo salão. Todos vinham ver de perto, aproveitavam e me davam parabéns.
No celular, chegando mensagens, telefonemas… sim, o dia estava diferente de todos os outros.
A escolha das cores me fez pensar nas opções e escolhas que temos para nossa vida. Podemos escolher uma cor que não vai combinar e nos arrependemos de tê-la passado. Podemos acabar de esmaltar e estragar alguma unha e já estar longe do salão para arrumar.
Podemos também, escolher uma cor que nos satisfaça, combine com nossa placa de felicidade, de realização e coragem, mas que também tomaremos cuidado de esperar secar o esmalte, antes de fazer qualquer coisa.
Esta coragem de existir todos os dias, quebrando paradigmas, modismos, achismos, tendo a certeza que a vida começa quando se resolve viver, se desafiar, fugir de aviões caindo, carregando o dobro de seu peso debaixo dos braços, viajar, namorar, noivar, casar, separar ou ficar junto, curtir netos, beijar, ser beijada ou entender e curtir a solidão.
Valorizar amigos, ter sonhos e fantasias como o boton que coloquei em meu peito hoje, com a única informação que eu tenha um feliz ano novo que começou hoje.
Que eu faça escolhas assertivas das cores que quero pintar minha vida. Que eu faça alianças duradouras com pessoas que vão iluminar minha jornada. Receber um almoço feito com carinho especial e uma oração que faz os olhos brilharem de lágrimas e satisfação. Fazer amigos para vida toda!
Eles vão lotar sua caixa de mensagens com votos e votos de feliz aniversário, enchendo seu estoque de alegria, dando a certeza que nunca caminhará sozinha, abandonada.
Eu tenho a certeza que Deus sempre cuidou de tudo pra mim. Do meu nascimento, dos meus hoje 63 anos, da minha alegria, dos meus momentos de indecisão, de decisão. Ele já planejou meu futuro.
Viver vale a pena, mas precisa de esforço, boas escolhas e amor próprio. Só assim conseguirei chegar à velhice com qualidade, atenção, passaportes carimbados, muitos, muitos sorrisos e parabéns.
Ouvir em coro filhos, noras e netas cantando parabéns on-line foi um dos melhores momentos da minha vida.
Sim, hoje meu dia é e está especial.