ArtigosHistória de Vida

Homenagem bonita dos paulistanos a Elza Soares, à beira dos 90

O gigantesco painel, de 870 m2, fica na Rua da Consolação, na altura do numero 1681. Foto: 50emais

Elza Soares é aquele tipo de cantora que ganha notoriedade, torna-se famosa, depois, é deixada no ostracismo. E só muitos anos mais tarde, resgatada do esquecimento, volta a ser reconhecida como a estrela de primeira grandeza que é.

Devemos a Caetano Veloso o gesto providencial de apresentar Elza novamente ao Brasil, ao convidá-la para gravar com ele a música”Língua“, do álbum Velô, de 1984. Às vésperas de completar 90 anos (em junho), a cantora, que casou-se aos 13 anos e perdeu quatro dos sete filhos, nunca foi tão reverenciada.

Ganhou em vida uma alentada biografia, escrita por Zeca Camargo, e acaba de receber dos paulistanos a homenagem maior do Dia Internacional da Mulher, neste domingo(8): um painel de 870 m2 num edifício localizado em uma das principais vias de São Paulo, a Rua da Consolação.

Leia também: Elza Soares ganha titulo de a “Melhor Cantora do Milênio”

Eu estive lá e vi de perto o imenso rosto, que tem de um lado a palavra Deusa e do outro, Elza. Foi criado por Francio de Holanda – presente do bloco de carnaval Acadêmicos do Baixo Augusta a São Paulo. Causa um enorme impacto com seus 35 metros de altura.

Virado para o centro da cidade, a melhor vista é de quem sobe a Consolação. Foto: 50emais

Uma homenagem justa àquela que é símbolo da luta pelos direitos das mulheres, sobretudo das mulheres negras, no Brasil; à artista que substituiu Ella Fitzgerald em shows na Europa (década de 1970) e ganhou da BBC de Londres, no final do século 20, o título de “A Melhor Cantora do Milênio.”

Salve, Elza!

Ouça o álbum que ela lançou em 2018:

https://youtu.be/Kw9ke8zt7XA

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca faremos spam! Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo