Namoro na terceira idade evita depressão e melhora a saúde

Por Maya Santana

“Muitas vezes o namoro na terceira idade não é bem aceito pelos familiares. Porém, antes de julgar, é preciso pensar que todos nós vamos envelhecer e nosso desejo até o fim da vida é ser amado por alguém”

Maya Santana, 50emais

Embora seja difícil a gente se apaixonar depois dos 60/65, concordo com este artigo publicado pelo Globo: namorar, sobretudo nessa etapa da vida, pode ser altamente estimulante, gerar energia forte, capaz de impulsionar a nossa vontade de viver. A internet tem sido o principal veículo, através dos muitos sites de namoro, que vem unindo casais. É cada vez maior o número de pessoas que encontram parceiros ou parceiras na rede. uQuando o relacionamento dá certo, contribui em muito para a manutenção de um estado emocional mais estável.

Leia:

Se apaixonar não é uma exclusividade para adolescentes e jovens adultos. Com um envelhecimento ativo, é cada vez mais comum encontrar um parceiro na terceira idade. O namoro nesta fase da vida pode ajudar a combater a depressão, aumentar a autoestima e a melhorar qualidade de vida.

De acordo com a psicóloga Maria Luisa Francischetto Travaglia, o envolvimento afetivo na terceira idade pode contribuir para o aumento na vontade de viver e para a manutenção de um estado emocional mais estável. “O namoro tende a reduzir os problemas de saúde, pois quando estamos apaixonados, assim como qualquer jovem, temos o desejo de nos cuidar, resgatando uma vaidade que, muitas vezes, se perdeu ao longo da vida. Além disso, ter com quem partilhar alegrias ou amenizar angustias faz a vida ser mais leve e ter mais sentido”.

Apesar das vantagens, é preciso ter cautela no início da relação. A profissional explica que muitos idosos buscam um parceiro por se sentirem sozinhos, por isso, é importante conhecer bem o pretendente, avaliar afinidades, diferenças e vivenciar cada etapa em seu tempo. Ainda assim, os familiares devem entender que, apesar de mais velhos, cada um deve ser responsável suas próprias escolhas.

“Muitas vezes o namoro na terceira idade não é bem aceito pelos familiares. Porém, antes de julgar, é preciso pensar que todos nós vamos envelhecer e nosso desejo até o fim da vida é ser amado por alguém. O alerta para a família é sobre sexo, que também pode ser vivenciado na terceira idade, mas é importante que mantenham o diálogo sobre a necessidade do uso de preservativo, já que na época em que eram jovens não se tinha tanto acesso as estas informações”, orienta Maria Luisa.

Conhecendo novas pessoas
São diversas as formas de conhecer novas pessoas. Os encontros podem acontecer em reuniões religiosas e até em sites de relacionamento. “É importante ampliar seu ciclo de amigos, frequentando grupos da faixa etária, excursões, atividades comunitárias. Hoje também existem os sites e aplicativos de relacionamento, alguns próprios para terceira idade. Se apaixonar e se envolver é consequência de bons encontros, bons momentos que acontecem sem dia e hora marcada, por isso, o ideal é respeitar o desejo do próximo e permitir que vivencie o momento, prezando sempre pelo respeito”, pondera a psicóloga.

Se for o caso de um reencontro com uma paixão da juventude, a dica é lembrar que o tempo passou para os dois, por isso, é importante lembrar que a pessoa pode não ter mais o mesmo jeito e pensamento de antes.

“Podemos reviver uma paixão. O tempo passou, ambos tiveram novas experiências, talvez tenham constituído família e esse dinamismo não pode se tornar barreira para a relação continuar. Sobre o que foi vivido, só precisamos contar o que entendermos necessário. Afinal, nos apaixonamos pelo que a pessoa é, e o seu passado faz parte desta construção”, avalia.

Clique aqui para conhecer sites de relacionamentos para pessoas com mais de 50 anos.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





77 Comentários

Namorar faz bem para o corpo e para a alma - Sons da Vida 12 de junho de 2020 - 03:02

[…] Não! Se apaixonar não é uma exclusividade para adolescentes e jovens adultos. O namora na terceira idade pode ajudar a combater a depressão, aumentar a autoestima e melhorar a q…. […]

Responder
Sofia Mara Rodrigues 2 de julho de 2019 - 11:22

Parabéns pelo artigo.Eu achei que não fosse mais amar alguém aos 60 anos.Mas estava errada.Encontrei e estou muito feliz por DEUS ter colocado em meu caminho um homem de bem que me realiza em todos os sentidos.1 ano de muito amor e companherismo e respeito.Uma vida sexual.maravilhosa só posso dizer esta é minha melhor idade.

Responder
Marlene Oliveira 21 de junho de 2019 - 17:06

Quero formar amizade para viajar sou viúva e quero conhecer uma pessoa sem compromisso quem se interessar podemos trocar Email [email protected] estou bem conservada em tudo …..

Responder
Eda dos Santos Guber 16 de junho de 2019 - 15:04

Sou viúva a 20 anos,faz 4 anos que estou só,gostaria de conhecer alguém para amizade, adoro conversar,dançar e meu divertimento favorito, mas tb gosto de ler e de cinema , moro em Curitiba.

Responder
Maria Helena 25 de maio de 2019 - 10:38

Olá, sou viúva,tenho 65 anos. Estou aposentada, moro sozinha. Gostaria de encontrar alguém que me completasse. Bebo social ente, frequento igreja católica, apesar da idade tenho muita vontade de aprender a dançar. Espero encontrar alguém que tambem seja aposentado para curtir a vida enquanto ainda tenho saúde e disposição. Moro em Recife, Pernambuco.

Responder
Francisca De Oliveira Cavalcante 8 de maio de 2019 - 02:16

Tenho 60 anos,moro sozinha aposentada é gostaria de encontrar alguém que me completasse, pois viver sozinha e a coisa mais terrível pra mim.Nao bebo,não danço, mas gosto de passear,curtir uma Praia, sair pra jantar,ir a igreja. Espero encontrar alguém com esse mesmo perfil,que tb seja aposentado para juntos somarmos e sermos felizes até o último dia de nossas vidas Moro em Maceió Al.

Responder
Maria Ernestina da Silva 28 de abril de 2019 - 09:46

Olá me chamo Maria Tina..sou divorciada..tenho 68 anos estou em busca de uma pessoa compatível com a minha idade..agradável que goste de passear….dançar…viajar..enfim curtir a vida juntos…

Responder
Sueli 24 de abril de 2019 - 23:56

Sou solteira tem 67 anos, estou a procura de uma pessoa de no máximo 70 anos, que goste de viajar, sou muito companheira, sou cristã, de preferência que a pessoa também seja cristão.

Responder
Jesse de Oliveira 24 de abril de 2019 - 16:15

Estou com 62 anos de idade, divorciado desde 2005 e sem ninguém, nem nada mesmo, desde 2007.
Sou podólogo, e gostaria de encontrar uma mulher empreendedora para compromisso, com a qual eu possa trabalhar junto; tenho vontade de aprender culinária e afins, mas se for de outra área posso analisar.
Moro em Mairinque, SP

Responder
Lucnha 23 de maio de 2019 - 22:33

Nossa meus parabéns é difícil achar um bom companheiro hj em dia ,fico feliz por vcs,,

Responder
Regina 22 de abril de 2019 - 15:23

Gostei deste artigo.
Acho que amar nao tem idade.
Sou mulher evangelica, tenho 68 anos, de boa aparencia, saudavel, ativa. Gosto de viajar, dançar.
Tenho desejo de amar e ser amada.

Responder
Jesse de Oliveira 24 de abril de 2019 - 16:17

Moro em Mairinque, SP, e você?

Responder
lelena 22 de abril de 2019 - 11:53

olá também adoro fazer novos amigos, me escrevam !

Responder
Zuleide 22 de abril de 2019 - 00:44

Sou mulher, 60 snos, boa aparência e muita saúde. Gosto de uma boa companhia, divertida, que dance, beba socialmente e se possível um credo cristão. Penso que a vida gosta de quem gosta dela. Portanto vamos vive-la com responsabilidade e plenitude! Aguardo você!

Responder
Hayder da silva carvalho 17 de abril de 2019 - 19:42

Olá vamos fazer amizade meu watsap 21976479492

Responder
Madelaine de Avila Moraes 16 de abril de 2019 - 13:15

Tenho 64 anos sou professora apesentade.Acho importante o relacionamento na terceira idade.Espero encotrar um homem Acima de 60 anos para ter alguém para viver a vida com muita alegria.

Responder
Selene 10 de abril de 2019 - 12:45

Olá
Fui casada há quase 45 anos.
Estou só há dois meses, ele se foi sem mandar recado.
Agora estou livre para viver a vida!
Moro em PG SP

Responder
Maria de Lourdes Cine 9 de abril de 2019 - 18:02

Artigo muito interessante! Tenho 61 anos, sou viúva há sete anos e tenho desejo de me relacionar com alguém. Sou aposentada e me sinto só, gostaria de ter com quem conversar, rir, compartilhar pensamentos e carinhos.

Responder
ligi a caline Martins rocha 7 de abril de 2019 - 06:38

achei muito interessante este assunto!
concordo plenamente!
um companheiro faz diferença em nossas vidas!
principalmente o afeto …nos apaixonamos pela vida toda …isto não tm idade!
o amor sempre te faz nascer de novo!

Responder
Loura 2 de abril de 2019 - 23:34

Ola ,tenho 63 anos, muito saudavel alegre e um tanto de rebeldia pairando no ar.
Gosto de comer, beber , cinema, dançar mesmo sem saber, viajar e boas risadas nesses encontros , porem nao abro mao de minha liberdade e nem prender ninguem

Gostaria de conhecer alguem que admirasse pra ter ao meu lado vez por outra, sem casamento, juntamento ou compartilhamento de um lar.

Responder
Jalmir 14 de abril de 2019 - 14:13

Gostei da sua sinceridade.
Se puder me fazer um contato.
Telefone ou zap 21-989897293 – Jalmir

Responder
Vera Lucia Pires. Goulart 1 de abril de 2019 - 21:15

Tenho 65 anos, tenho saúde, gosto de dançar, tomar uma cerveja escutar músicas, caminhar, etc… Sou uma pessoa feliz e de bem com a vida! Bjos

Responder
Benedito viriato da silva 1 de abril de 2019 - 15:40

Acho que não tem idade pra ser feliz, o amor seja na adolecencia ou na melhor idade sempre e bom pra nossa alto estima, uma boa compania que respeita nossas diferenças e bom pra tudo em nossa vida.O importante e ser amado.

Responder
Irenice 1 de abril de 2019 - 03:33

Olá Tito, quer ser meu amigo? Tenho 62 anos sou aposentada e tô precisando de companhia pra dançar (não sou muito boa na dança mas dá pro gasto) uma pessoa acima de 60 anos, solteiro e que goste de dançar é uma das coisas que preciso pra sair da depressão que me encontro.

Responder
Jalmir 14 de abril de 2019 - 14:10

Eu também.

Responder
Conceição 2 de maio de 2019 - 22:57

Moro em São Paulo Mairiporã tenho 64 anos sou viuva

Responder
Maria Cecília de Simone 31 de março de 2019 - 14:43

Achei bem bacana o texto, mas tenho uma impressão bem pé no chão, sobre encontrar uma pessoa, na terceira idade nos tornamos invisíveis para nossos pares! Este é um comentário sem mágoas, sempre fui muito bem resolvida, tive dois relaciomentos 21/ 13 anos, foi bom enquanto durou! #Soufeliz

Responder
Solange 30 de março de 2019 - 20:03

Tenho 50 e meu namorido é 67,como é bom amar nessa idade, nos divertimos bastante. Aula de dança viagens, passeios. Foi a melhor coisa que me aconteceu. Nos casamos em janeiro depois de 5 anos de namoro. Bjs

Responder
Wanda soriano 21 de abril de 2019 - 18:07

*Que bom.feliz por vc

Responder
Maria Helena 25 de maio de 2019 - 10:25

Que bom! Felicidades.

Responder
Dirce Saléh 29 de março de 2019 - 12:41

Eu não acho legal.Prefiro ser livre…..Dirce Saléh

Responder
Lilah 26 de março de 2019 - 13:55

Eu sou mulher, não tenho filhos, tenho 50 anos, estou solteira há 4 anos. Estou pensando em voltar a cultivar um relacionamento com um homem que goste de conversar, passeios em locais com paisagens naturais, alimentação natural, Yoga, que busque autoconhecimento.. Eu também deixo aberta a possibilidade de contato para Boa Amizade com homens e mulheres. Abraco!

Responder
Alberto Francisco Ferreira 2 de abril de 2019 - 17:10

Boa tarde, Deus te abençoe sempre. Quero muito fazer amizade com você.

Responder
Conceição 13 de fevereiro de 2019 - 01:01

O homem não foi feito p/ viver só. Todos precisam de uma companhia p/ dividir as alegrias , da vida e consolar o outro nas dificuldades da vida.
A vida é maravilhosa e temos que viver o melhor que ela nos proporciona. Ninguém é feliz sozinho apenas vai empurrando a vida. Vamos procurar o melhor da vida. Sou uma pessoa realizada é decidida sei o que eu quero. Quero ser feliz.

Responder
Maria Araujo 30 de janeiro de 2019 - 20:17

Sou aposentado, tenho 74 anos, sou cristã. Não fumo não bebo, sou caseira, gosto de ir na praia, gosto de animais de estimação. Não moro com filhos, sou independente, ativa. Sei que Deus não criou o ser humano pra viver só, uma companhia faz mta falta, Sou uma pessoa calma.

Responder
Jesse de Oliveira 24 de abril de 2019 - 16:18

Estou com 62 anos de idade, sempre namorei mulher com mais idade que eu, desde jovem, e continuo preferindo. Moro em Mairinque, SP; e você, mora onde?

Responder
Marta 24 de maio de 2019 - 09:27

Sem foto é dificil mas eu tbm. Estou precisando de um companheiro
Tenho 61
Se ja esta comprometido desconsidéra
Obd.

Responder
Tito 22 de janeiro de 2019 - 03:48

Rapaz de 72 com boa saude procura amizade com garotas maiores de 60 de qualquer cidade .
Cristao sem fanatismo, estudoso da Biblia,gosto de viajar,dancar..
Terapeuta, faco massagens. Apoio jovens no seu desenvolvimento pessoal.

Responder
Liliana 25 de janeiro de 2019 - 01:06

Tito, onde você mora?

Responder
Claudia 26 de fevereiro de 2019 - 18:11

Oi
Podemos conversar…o que Vc acha,?
Tenho 64…a procura de alguém …

Responder
Nair Henn 28 de fevereiro de 2019 - 19:42

Acho difícil mas não impossivel encontrar alguém para compartilhar uma dança, um passeio, um papo legal enfim.

Responder
Eñzinha. Fernandes 16 de março de 2019 - 13:50

Boa tarde
Qud seja bem vindo
Email [email protected]
Te aguardo abraços e um bom final de semana

Responder
Irenice 1 de abril de 2019 - 03:33

Olá Tito, quer ser meu amigo? Tenho 62 anos sou aposentada e tô precisando de companhia pra dançar (não sou muito boa na dança mas dá pro gasto) uma pessoa acima de 60 anos, solteiro e que goste de dançar é uma das coisas que preciso pra sair da depressão que me encontro.

Responder
Vera Lucia Pires. Goukart 1 de abril de 2019 - 21:14

Tenho 65 anos, tenho saúde, gosto de dançar, tomar uma cerveja escutar músicas, caminhar, etc… Sou uma pessoa feliz e de bem com a vida! Bjos

Responder
Maria 2 de abril de 2019 - 14:22

Se deu bem, heim Tito? Com as mulheres não acontece isso! rsrsrs

Responder
Marlene 14 de abril de 2019 - 14:12

Boa tarde Tito, td bem?

Responder
Elza 14 de abril de 2019 - 20:25

Sou uma professora aposentada, moro em Curitiba há 10 anos,sou do Rio .

Responder
Zuleide 22 de abril de 2019 - 00:37

Olá, Gostei do seu perfil!
Podemos nos comunicar?

Responder
WANDIRA SENA DE LIMA 7 de maio de 2019 - 23:23

Olá, boa noite. Gosto de fazer amizades. Voce gostaria de ser meu amigo? Sou de Manaus.

Responder
Helena 25 de maio de 2019 - 10:27

Olá Tito, onde você mora?

Responder
Jurema de Holanda dias 2 de julho de 2019 - 09:19

Gostei do rapaz !!!!!! De onde vc é ???

Responder
Maria 18 de janeiro de 2019 - 14:17

Essa é a melhor idade para viver um grande amor . Filhos criados e vida estabelecida … então vamos amar livremente .

Responder
Maria de Lourdes Soares 18 de janeiro de 2019 - 09:59

Gente eu tenho 75 anos e muita saude graça a deus, minhas irmaes todas doente, uma com estoporose, outra com depressão e outra com alzaime, eu sou mais velha não tenha nada apenas fiz uma cirrugia de bexiga e estou ótima. Se encontrasse uma pessoa na minha idade queria com certeza.

Responder
Jesse de Oliveira 24 de abril de 2019 - 16:20

Moro em Mairinque, SP, e você, mora onde? Estou com 62 anos de idade, mas desde jovem namorei com mulher com mais idade, e continuo gostando.

Responder
Nilma santos de souza 10 de maio de 2019 - 23:32

1ser feliz e fazer o meu companheiro também feliz moro em Abreu e lima pernambuco

Responder
Ionice GONÇALVES Da SIlva 18 de janeiro de 2019 - 08:15

Eu tenho 56 anos. Sou bem ativa. Separada a 12 anos. Quero muito emcontrar um companheiro sou totalmente independente preciso compania

Responder
Rivanda Alves Cupertino 17 de janeiro de 2019 - 23:49

Sou solitária, desejo encontrar alguém, pra dividir os momentos de alegria , tristeza, um companheiro com muito amor e respeito , me aceitando com todos os meus defeitos e virtudes , sou muito eclética, brincalhona , de astral super pra cima. Companheira, carinhosa , sempre preocupadaria com o bem estar de quem está ao meu lado . Sou cristã , temente a Cristo e seguidora do seu Evangelho . Gosto de sair , passear de mãos dadas ,Cinema praia, campo , e adoro ficar casa nos dias mais frios com a pessoa amada .
Estou aposentada .

Responder
divam lopes do amaral 21 de abril de 2019 - 14:25

Tenho 77 anos, divorciado moro sozinho, leio muito além do que gosto de me comunicas com pessoas divertidas, brincalhonas e de bem com a vida

Responder
Ely 7 de maio de 2019 - 08:31

Eu adoro a vida 59 quero viver uma história de amor

Responder
Angela 23 de maio de 2019 - 09:20

Olá mande sua foto

Responder
Jurema de Holanda Dias 2 de julho de 2019 - 09:20

Oi ! Bom dia, vc é de onde ???

Responder
Mariza 17 de janeiro de 2019 - 19:49

Tenho 57 anos e quero muito encontrar uma pessoa para um relacionamento de respeito, felicidade, compreensao e muiyo amor. Estou sozinha há 4 anos..

Responder
Marina 17 de janeiro de 2019 - 19:04

Acho maravilhoso nossa idade 61 e os homens dessa idade. O difícil é encontrar essa pessoa. Viva o amor em qualquer idade. Deus não nos fez para sermos sozinhos.

Responder
Cindy 15 de janeiro de 2019 - 17:14

Tenho 54 anos,estou vivendo um relacionamento q srmpre sonhei.
Maduro,independente,tranquilo

Responder
Vânia Alves da Silva 14 de janeiro de 2019 - 15:26

Maravilha também. Concordo

Responder
Glaci Dias 13 de janeiro de 2019 - 01:41

Olá,, cansei de me preocupar com meus familiares. Quero encontrar uma pessoa compatível com minha idade, rirmos muito, viajarmos muito, nos amarmos muito e sermos felizes para sempre!
Aguardo você!

Responder
Jane 17 de janeiro de 2019 - 20:49

Concordo com voce

Responder
Deginaldo 18 de janeiro de 2019 - 20:16

Concordo plenamente!

Responder
Jalmir 14 de abril de 2019 - 14:04

Eu também.

Responder
Jalmir 14 de abril de 2019 - 14:06

Meu telefone e zap 21-989897293

Responder
Maria Helena 25 de maio de 2019 - 10:14

Concordo com você!

Responder
yvone pereira 12 de janeiro de 2019 - 19:34

Eu acredito sinceramente que um dos segredos para sermos mais felizes nessa fase da vida é que não precisamos exigir tanto de nós, nem dos outros. Basta nos permitirmos mais e nos deixar levar pelo sentimento de que tudo é possível e tentarmos tirar proveito de todos os pequenos gestos, (que não são poucos…) das carícias, dos abraços, dos beijos, etc. Uma vez que todas essas sensações não morrem com a idade, apenas adormecem! E tudo o que está adormecido pode ser acordado a qualquer momento…Em cada fase de nossas vidas sempre haverá um novo olhar, uma nova intensão e um novo jeito de buscarmos outras e, muitas vezes, até mais interessantes formas de realizações.

Responder
Irani gallo 22 de janeiro de 2019 - 15:00

Perfeito, concordo plenamente ! Para o amor não existe idade e muito menos preconceito!

Responder
Maria Conceição Lobo de Araujo 25 de janeiro de 2019 - 06:36

Amar independe da idade seja feliz sempre com seu parceiro. Parabéns pelo artigo!

Responder
Elias da Fonseca Lima 21 de abril de 2019 - 09:30

Belo artigo, a vida é dinâmica, ela não envelhece, portanto, sejamos jovens cautelosos.

Responder
Angela 23 de maio de 2019 - 09:17

Bom dia concordo plenamente, vamos ser felizes

Responder
Angela PP 7 de maio de 2019 - 12:21

Estou me relacionando novamente com uma amor de infância e adolescência!!

Hoje vejo com clareza que não fui tão feliz no relacionamento anterior!!

Estou vivendo a plena felicidade!!

Ele sempre foi uma pessoa especial; me ensinou muita coisa da vida e principalmente do relacionamento homem e mulher, até porque ele foi o “primeiro”!!

Estou tão feliz e sei que estou fazendo ele também muito feliz!! Agora é só aproveitar!!

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais