ArtigosDestaques

Praia dos Ossos: história imperdível do feminicídio de Angela Diniz

Ângela havia sido casada e tinha três filhos. Foi assassinada com 4 tiros

Uma obra prima do jornalismo. É assim que está sendo qualificado o documentário Praia dos Ossos, em oito partes, produzido e divulgado pela Rádio Novelo. Narrado por Branca Vianna, Praia dos Ossos é o nome do lugar em Búzios, no Rio, onde, numa casa de veraneio, em 30 de dezembro de 1976, Doca Street, da alta sociedade paulista, matou com quatro tiros – três no rosto – Ângela Diniz, de família mineira rica, conhecida como a Pantera de Minas.

Ângela tinha 32 anos e havia conhecido Doca há cerca de quatro meses. O desfecho trágico da fulminante atração fatal que uniu os dois entrou para a história do país como exemplo maior de injustiça, pois o assassino foi transformado em vítima, num caso que envolveu extremo machismo e misoginia. Num primeiro julgamento, em 1979, o advogado de defesa usou a tese da “legítima defesa da honra”. E o réu praticamente foi absolvido. No segundo, no final de 1981, Doca foi condenado a 15 anos de prisão.

Esta foto da “Pantera de Minas” foi feita em 1971. Acervo: Estado de Minas

A Rádio Novelo, que realizou esse primoroso trabalho, é uma produtora de podcasts (uma espécie de reportagem apenas com sons, para rádio mesmo) com sede no Rio de Janeiro. Fundada em 2019 por Branca Vianna e Paula Scarpin, essa produtora merece todos os elogios, por tornar Praia dos Ossos uma fantástica viagem no tempo e nos mostrar que, embora mais de 40 anos tenham se passado daquela trágica antevéspera de réveillon, ainda há muito, muito o que fazer para conter a violência contra mulheres no Brasil.

Praia dos Ossos é imperdível.

Ouça:

Episódio 01O crime da Praia dos Ossos

Episódio 02O Julgamento

Episódio 03Ângela

Episódio 04Três crimes

Episódio 05A Pantera

Episódio 06 Doca

Episódio 07 Quem Ama Não Mata

Episódio 08 Rua Ângela Diniz

Veja também: Em Minas, “defesa da honra” ainda é argumento que livra agressor

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca faremos spam! Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Botão Voltar ao topo