
Se você estiver no Rio, não perca. Será lançado na segunda-feira, 25 de novembro, na Livraria Argumento, no Leblon, a partir das 19h, “A Filha da Mãe”, primeiro romance gráfico, ou romance em quadrinhos, do país tratando de um dos nossos problemas mais urgentes: a crescente violência contra mulheres. Somos a quinta nação mais violenta do mundo, quando o assunto é assassinato e agressãoà mulher. Por trás do rótulo “violência doméstica” se escondem números assustadores: de janeiro a novembro de 2018, a imprensa brasileira veiculou 68.811 casos – sem contar os que não chegaram à mídia – de brutalidade contra mulheres.
Foi dessa realidade dura, inaceitável sob qualquer padrão decente de civilidade, que a jornalista Tinda Costa, 64, retirou os elementos e personagens que compõem o seu pioneiro “A Filha da Mãe”, ilustrado com maestria pelo designer gráfico Alexandre Magalhães. “O livro tem como objetivo chamar a atenção de homens e mulheres para essa situação insustentável, incompatível com as aspirações do Brasil de se inserir no clube dos países mais desenvolvidos, mais civilizados,” disse a autora ao 50emais, completando: “Com esse trabalho, quis criar uma oportunidade de refletirmos, todos nós,sobre as maneiras através das quais vamos conseguir mudar esse retrato medonho, que só diminui a estatura do país no cenário internacional.




O livro aborda temas universais e atuais, como relacionamentos familiares e amorosos abusivos, conflito de gênero, dominação masculina, crimes impunes, homofobia, machismo, influência da religião na formação cultural. Por isso, a saga dessa heroína feminista da periferia deve inspirar outras mulheres vivendo a mesma situação que ela e a mãe padeceram. E mostra que a emancipação da mulher moderna está sendo construída a duras penas.
A autora fala um pouco mais do livro: