50emais
Muita gente não tem conhecimento, mas, além das vacinas contra Covid-19, já em sua quarta dose, e contra a gripe, também já sendo aplicadas em pessoas mais velhas, há uma série de outras que os maiores de 50 anos precisam tomar, para evitar as mais diferentes doenças, inclusive aquelas próprias dessa época mais fria.
Uma das vacinas recomendadas é para prevenir a herpes-zoster, doença que causa dor insuportável e que precisa ser diagnosticada logo, pois pode se agravar e até causar a morte. A revista Fórum preparou o texto abaixo, curto, mas com todas as informações importantes sobre as vacinas que precisamos tomar.
Leia:
O médico infectologista falou à revista Fórum sobre as doenças que chegam nas estações do Outono e Inverno. Neste período, explica Caseiro, aumentam sobremaneira as doenças respiratórias, principalmente em pessoas com mais 60 anos.
“Estamos entrando no período do Outono/inverno, que é quando aumenta a incidência de doenças respiratórias, principalmente a influenza, que é gripe, uma doença extremamente grave e que a gente faz vacinação todos os anos”, observa Marcos Caseiro.
Vacinas obrigatórias
Segundo Caseiro anualmente “80 milhões de brasileiros são vacinados contra a influenza. Para as pessoas terem uma ideia, a gripe infecta 15% da população mundial todos os anos. Então, além das vacinas contra a Covid, as pessoas acima de 50 anos devem receber a vacina contra a gripe e pode tomar ao mesmo tempo: de um lado reforço para a Covid e influenza no outro braço”, diz Caseiro.
Além disso, o médico Marcos Caseiro chama a atenção para a necessidade de que as pessoas acima de 60 anos de se protegerem contra as bactérias pneumocócicas.
“As pessoas acima de 50 anos a vacina pneumocócica 23 – a bactéria pneumococo ou Streptococcus pneumoniae é a mais responsável por mortes em pessoas idosas. São as doenças respiratórias. Todo indivíduo acima de 50 anos tem que tomar vacina contra a Covid, influenza anualmente e a cada 5 anos a vacina pneumococo Pneumevid 3. Essas três vacinas são fundamentais. E a cada 10 anos, todo mundo deve tomar reforço para tétano e icterícia. Essas vacinas são contínuas. Há também uma indicação para quem tem mais de 50 anos, que é a vacina herpes-zóster”, explica Caseiro.
Por fim, o Marcos Caseiro reforça o uso de máscaras e a importância da vacinação. “As vacinas e as máscaras é o possível que nós temos para fazer. Importante continuar a utilizar a máscara como medida de proteção individual e de proteção aos outros”.
Leia também: Médico: Dê ao seu corpo o que ele precisa para ter boa imunidade contra a Covid-19