50emais
Muita gente não acreditou quando viu a notícia. Depois de trabalhar mais de 30 anos para uma emissora canadense, a CTV, do grupo Bel Media, boa parte do tempo como apresentadora, Lisa La Flame, 58, foi demitida de uma hora para outra.
Passado o susto, ela decobriu o motivo do seu afastamento do cargo: seus cabelos grisalhos.
A direção do canal negou que a demissão tivesse caráter preconceituoso, mas ficou claro que a decisão foi tomada por causa dos cabelos naturais, sem tintura, que Lisa passou a ostentar durante a pandemia de Covid-19.
Gerou perplexidade. Afinal, o Canadá é conhecido como um país de costumes modernos, aberto a novas ideias (mulher de cabelos brancos nem é coisa nova assim), por isso, menos provável que lá uma empresa agisse de maneira tão preconceituosa, como costuma acontecer em países conservadores.
E fica sempre aquela questão: George Clooney, 61, pode, né? Aliás, não só pode deixar os fios do cabelo brancos como recebe elogios por ter ficado ainda mais bonito e charmoso com a cabeça grisalha.
Lisa La Flame, muito conhecida entre os canadenses, ficou tão decepcionada com a demissão, que gravou um vídeo, postado na conta dela no Twitter, denunciando a atitude retrógrada da emissora.
O grupo Bel Media vem sendo duramente criticado por estar em total descompasso com a realidade da população, que envelhece a passos largos. “É arrasador deixar a CTV contra a minha vontade”, comentou a apresentadora:
A reação à decisão da CTV não tardou a vir. A emissora continua recebendo críticas, dentro e fora do Canadá. Grande número de pessoas manifestou sua indignação com o que aconteceu com a agora ex-apresentadora, principalmente através das redes sociais.
A famosa revista americana Sports Illustraded também se solidarizou com Lisa La Flame. E a gigante dos cosméticos Dove lançou uma campanha, “Keep Grey” (Torne-se grisalha, em tradução livre), pedindo que seus seguidores mudassem suas fotos do perfil, de forma que apareçam com os cabelos cinzentos.
“Envelhecer é bonito. As mulheres deveriam viver isso à sua própria maneira”, afirmou a Dove, reforçando sua solidariedade à apresentadora, ao doar 100 mil dólares (em torno de 500 mil reais) para uma organização que defende políticas voltadas para a inclusão das mulheres.
Veja também:
Glória Pires: “Assumir o que a sociedade nos diz ser uma imperfeição nos liberta!”
Xuxa protesta contra preconceito de idade: “As pessoas que cuidem da vida delas”
Cabelos grisalhos: como adotá-los com charme e leveza
Hello 🎉