50emais
A minha experiência mostra que este estudo está certo. Há meses, baixei um aplicativo no celular para contar o número de passos que dou diaao longo do dia. Estipulei uma média de 7.500 passos, o equivalente a pouco mais de 5 quilômetros, contando todos os meus movimentos, de manhã à noite.
Tenho seguido rigorosamente o plano que fiz e, muitas vezes, ultrapado os 7.500 passos. Nunca mais engordei um grama. Já sou magra. Mas me incomodava aquelas gorduras localizadas. Por isso, recomendo. Quer diminuir a silhueta ou evitar o ganho de peso? Calce um bom tênis e comece a caminhar.
Leia neste artigo publicado por O Globo detalhes do estudo:
Quem nunca pensou quando está fazendo uma caminhada ou correndo na esteira, quantos passos são necessários para ajudar a emagrecer. A fórmula parecia ser mágica e impossível, porém, pesquisadores da Universidade Vanderbilt, no Tennessee, Estados Unidos, descobriram o número certo de passadas diárias para uma pessoa conseguir manter o peso e não engordar.
Segundo o estudo, dar ao menos 8.200 passos por dia — o equivalente a 6,8 quilômetros — está associado a menor risco de obesidade, apneia do sono, refluxo e transtorno de depressão. E os benefícios não param por aí, eles aumentam linearmente a cada mil passos adicionais. Ou seja, se quiser aumentar o número de passos, não há problema nenhum.
Para encontrar a informação, os cientistas analisaram dados de 6.042 americanos – com idades entre 41 e 67 anos –, coletados durante aproximadamente quatro anos. Neste período, os participantes usaram um relógio inteligente que monitorava o número de passos e as atividades físicas. Os resultados foram publicados na revista cientifica Nature Medicine.
O hábito de caminhar também teve uma boa associação com o controle de diabetes tipo 2 e a hipertensão, porém, nesses casos, não houve uma melhora progressiva acima dos 9 mil passos.
Os participantes que estavam acima do peso, a caminhada foi um pouco mais extensa. Segundo a pesquisa, essas pessoas devem andar cerca de 11 mil passos por dia, assim o risco de desenvolver obesidade diminui em até 64%.
Veja também:
Como chegar aos 100 anos sã e bem disposta
Caminhada matinal é fundamental, pois traz pelo menos sete benefícios