fbpx

Caminhada matinal é fundamental, pois traz pelo menos 7 benefícios

Por Maya Santana
Caminhar pela manhã energiza a gente para o dia inteiro

Caminhada matinal é um assunto do qual eu me considero profunda conhecedora. A vida inteira fiz esse tipo de exercício, porque desde muito cedo eu percebi o bem que me fazia. À medida que fui envelhecendo, essas caminhadas se tornaram tão importantes a ponto de eu não conseguir parar. Se por qualquer motivo sou forçada a não sair para caminhar, é só questão de dias para eu notar a diferença: mais irritadiça e, principalmente, mais angustiada.

Tenho o privilégio de caminhar no calçadão, na orla do Leblon, no Rio, tendo o mar, que me fascina tanto, ali. Visto a roupa e saio toda manhã, sempre de máscara. Procuro fazer o caminho mais longo e o mais vazio antes de chegar ao calçadão. Se, por acaso, o movimento lá está intenso, caminho do outro lado da rua, perto dos prédios, atenta para evitar as pessoas.

A caminhada é realmente fundamental para mim: aos 70 anos, me sinto muito bem, não tomo qualquer tipo de remédio, nem mesmo para controlar a pressão. Esse artigo do blog Ortopedia Geriátrica mostra que a gente só ganha quando sai, com regularidade, para caminhar pela manhã. O artigo enumera os sete principais benefícios para a saúda de uma boa caminhada.

Leia:

Cultivar hábitos saudáveis é a melhor maneira de aumentar o bem estar e promover um envelhecimento sustentável. Alimentação adequada, exercícios físicos leves, prática de meditação, e a postura correta diante das adversidades são atitudes que tornam a experiência humana menos sofrida e dolorosa.

Hoje vamos falar sobre a importância da caminhada matinal, uma atividade simples e barata, mas que se for realizada com frequência é capaz de causa inúmeros benefícios, vamos listar aqui os principais:

1. Caminhar lhe dá energia para o resto do dia.

Quando realizamos uma caminhada ainda que rápida pela manhã, estamos ativando rapidamente vários os órgãos do nosso corpo. A frequência cardíaca aumenta rapidamente, a respiração começa a ser mais forte, e imediatamente repentinamente aumentamos o nível de alerta sobre nós mesmos e o ambiente à nossa volta. Assim que começamos a caminhar pela manhã, ocorre uma melhora no humor que pode durar o dia todo.

De maneira alguma ao realizar movimentos pela manhã, haverá uma mudança brusca de sedentarismo para o grande esforço.

A circulação e o equilíbrio hormonal melhoram, ao mesmo tempo é possível ativar a percepção mental e promover um relaxamento geral. O truque é que, ao usar a energia para nos exercitarmos, passamos a nos sentir mais energizados.

Veja tambem: Anime-se: meia hora de caminhada ajuda a sua saúde e a autoestima

2. Caminhar pela manhã afasta a desculpa do “eu faço isso mais tarde”

Um problema que muitos de nós enfrentamos com exercícios em geral é a procrastinação, que pode levar à esquiva total dos exercícios que precisamos essencialmente para termos uma saúde melhor.

O hábito de caminhar pela manhã cria uma rotina saudável, de iniciar imediatamente, sem passar pelo interminável processo mental de questionar se você “está sentindo” vontade ou não de fazer exercícios.

Quando fazemos uma caminhada rápida, a atividade faz com que nosso coração trabalhe um pouco mais e, como resultado, esse órgão essencial se torna mais forte

Caminhando pela manhã, você já conclui uma das tarefas diárias, removendo ítens da lista de “coisas a fazer” logo no início do dia. Não haverá tempo para procrastinação se você simplesmente se levantar, calçar um tênis e sair caminhando pela porta, logo depois de acordar e começar o dia.

3. Caminhar pela manhã cria uma mentalidade positiva para suas outras atividades importantes

Quando realmente colocamos a da nossa caminhada matinal como a primeira tarefa do dia e a terminamos enquanto o dia ainda está cedo, nos sentimos encorajados por uma sensação de realização.

Sentimo-nos bem conosco quando podemos ver que a lista de “coisas a fazer” já está com uma atividade completa. Além disso, não esqueçamos a sensação de bem-estar que o próprio exercício pode trazer. Uma caminhada rápida pela manhã cria um impulso de energia, uma ativação mental e uma espécie de “animação” que vem é produzida pelas endorfinas com a prática de exercícios.

Assim que a sua caminhada terminar, a atitude de “eu sou capaz de fazer” será transferida para as outras tarefas que você enfrentar ao longo do dia. Essa caminhada matinal realmente cria um impulso positivo para dar continuidade às outras ações.

4. Caminhar pela manhã promove a perda de peso

Quando se trata de queimar calorias, caminhar é seu melhor aliado na batalha constante que todos enfrentamos para perder e / ou manter peso.

Embora a queima de calorias da caminhada possa não ser tão grande quanto a corrida, por exemplo, a atividade de caminhada promove a ativação do metabolismo e queima de calorias que contribuirão para a perda de peso ao longo de todo o dia.

Lembre-se de levar uma garrafa de água com você para se manter hidratado e em níveis máximos de energia em sua caminhada matinal.

Se você caminhar pela manhã de forma consistente, verá uma diferença gradual tanto no peso quanto na composição corporal. A vantagem de se caminhar pela manhã é que a maioria das pessoas consegue manter o hábito em um programa de exercícios a longo prazo.

Veja também:Caminhar reduz os riscos de câncer de mama

5. Caminhada matinal faz bem para o coração

Caminhar pela manhã traz enormes benefícios cardiovasculares. Uma das maiores ameaças à boa saúde são as doenças cardíacas, que afetam até 40% da população mundial.

Como muitos de nós sabemos, uma das maneiras mais eficazes de evitar doenças cardíacas é permanecer fisicamente ativo. Embora muitos de nós pensemos que teríamos de praticar exercícios mais intensos para combater doenças cardíacas, isso não é absolutamente verdade.

Estudos mostram que, caminhando regularmente pela manhã em um ritmo acelerado entre cinco e seis quilômetros por hora, podemos reduzir nossas chances de sofrer de doenças cardíacas em até 40%.

Quando fazemos uma caminhada rápida, a atividade faz com que nosso coração trabalhe um pouco mais e, como resultado, esse órgão essencial se torna mais forte. Estudos demonstraram que caminhar diminui o risco de um segundo ataque cardíaco após sofrer um primeiro infarto.

Veja também: Por que a vitamina D é fundamental depois dos 40

Os benefícios adicionais da caminhada incluem a redução da pressão arterial devido à melhora da circulação sanguínea proporcionada pela caminhada. Caminhar é uma maneira fantástica de lidar com o risco de hipertensão, ataques cardíacos e derrames porque a atividade física fortalece o coração, melhora a circulação e a saúde cardiovascular .

6. Caminhar pela manhã traz benefícios sociais

Um dos grandes aspectos da caminhada é que ela pode ser extremamente social. Mesmo que uma caminhada rápida possa ser extenuante, geralmente é possível manter uma conversa com outras pessoas enquanto caminha.

Como todos nós compartilhamos a necessidade de nos mantermos saudáveis, caminhar é uma excelente maneira de passar o tempo com amigos e familiares, fazendo algo juntos que seja bom para todos. Você pode até usar aplicativos de caminhada que podem contar seus passos e mapear suas caminhadas .

Forme um grupo de caminhada com horário e local definidos para se reunirem. Lembre-se de que, ao prometer aos outros que os acompanhará, e cobrar o compromisso deles, você também aumenta as chances de cumprir sua promessa.

Desta forma, toda a procrastinação será vencida e você provavelmente alcançará seus objetivos de exercício para todos os dias!

Veja também:Exercícios que ajudam a evitar problemas de saúde próprios da terceira idade

7. A caminhada matinal permite que você planeje o dia.

Sua caminhada matinal pode levar de 20 minutos até uma hora para ser concluída. Durante esse tempo, você terá a chance de organizar suas ideias sobre o dia que está por vir.

Muitas pessoas gostam de usar o tempo de caminhada para pensar no que esperam fazer durante o dia e para priorizar o que precisa ser realizado. Ao usar o tempo gasto durante a caminhada para o planejamento do dia, muitas pessoas descobrem que realizam muito mais durante o resto do dia.

Considerações finais sobre os benefícios de uma caminhada matinal:

O que você acha de começar a fazer uma caminhada matinal imediatamente?

Antes de iniciar a prática de atividades físicas, procure um médico para realização de um checkup.

Cadastre-se AQUI para receber nossos novos conteúdos sobre como melhorar sua saúde, em primeira mão.

Em caso de dúvidas, envie-nos uma mensagem pelo WhatsApp, clicando no link.

Não se esqueça de compartilhar esse material com as pessoas você gosta, e que possam se beneficiar com o conteúdo.

Veja também:Dançar pode ser melhor para o cérebro do idoso do que exercícios

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais