50emais
A Casa do Porco, restaurante que ocupa o 12º lugar entre os melhores do mundo, funciona desde 2015 na área central de São Paulo, perto da Praça da República. Desde que abriu suas portas, só ganhou elogios, pela comida sofisticada e deliciosa que oferece.
Nas últimas vezes que fui a São Paulo, tentei reservar uma mesa, mas não consegui. O restaurante vive cheio e é preciso fazer a reserva com antecedência.
Quem está à frente desse sucesso é a chef Janaína Torres Rueda que, além de A Casa do Porco, comanda outros cinco empreendimentos na área gastronômica, e acaba de ser eleita a melhor do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants.
Leia o artigo de Patrícia Dias para O Globo:
A paulistana Janaína Torres Rueda, do restaurante A Casa do Porco, foi eleita a melhor chef mulher do mundo pelo 50 Best, importante prêmio da gastronomia, em anúncio no @theworlds50best nesta quinta-feira (21).
A premiação reforça a importância da inclusão na culinária e do empoderamento das futuras gerações de chefs mulheres, causando impacto positivo e promovendo mudanças no próprio setor. O foco e determinação da cozinheira explicam por que tudo que ela toca se transforma em ouro.
Em 2023, Janaina foi eleita a melhor chef mulher da América Latina pelo 50 Best. Sócia de outros estabelecimentos, como o Dona Onça, lanchonete de cachorro-quente Hot Pork, Sorveteria do Centro e da Merenda da Cidade, a empresária é reconhecida como uma potência da culinária brasileira.
Leia também: Estes são os 10 países onde as pessoas vivem mais
Em 2019, Janaína figurou no ranking dos 50 melhores do mundo. Envolvida em nobres causas, foi destaque por sua colaboração no projeto de melhoria da merenda escolar e atuação em campanhas por socorro à indústria da hospitalidade na pandemia.
Trajetória Creatina ajuda a envelhecer melhor
Há tempos, Janaína defende a gastronomia social e demonstra um compromisso inabalável com sua comunidade. A chef trabalhou como voluntária na criação do “Cozinheiros pela Educação”, a convite do Governo do Estado de São Paulo. O projeto incluiu aulas com as cozinheiras da rede pública de educação.
Leia também: Pamela Anderson aos 56: Estou gostando do processo de envelhecimento
Com o fechamento dos estabelecimentos por conta do covid-19, Janaína reuniu chefs e colaboradores da indústria da alimentação e da hotelaria para a campanha “SOS”. Com o apoio financeiro do governo federal, conquistou benefícios e freou o número de demissões no período.
Janaina ajudou pessoas em situação de vulnerabilidade e ainda usou o Bar da Dona Onça como ponto de coleta e distribuição de produtos.