
Este é um artigo da consultora de moda Glória Kalil sobre a importância fundamental do calçado na composição de um traje. Como ela, tenho a maior atração por sapatos, sandálias, tênis. Só não acho graça no saltos muito altos, aqueles desaconselhados pelos ortopedistas, porque acabam com a coluna vertebral. Sempre presto atenção ao que as pessoas estão calçando. E achei que faz muito sentido o que Glória escreve.
Leia:
Conheço poucas mulheres que não sejam loucas por sapatos. Deve ter uma explicação psicológica para isso, mas não estou interessada nesta investigação; apenas constato o fato.
Tenho inclusive provas disso: cada vez que uso em minhas palestras algum modelo tipo “matador”, alguém toma coragem e, depois de pedir desculpas por estar fugindo completamente do tema da palestra, pergunta a marca e onde foi comprado o sapato!

Este acessório fundamental tem uma importância enorme na montagem de um look. Às vezes uma roupa bem simples fica interessante e muito moderna só por conta de uma escolha sofisticada e original do calçado, seja ele qual for.
Uma roupa clássica ou formal pode ficar modernérrima se for usada com uma rasteirinha ou um tênis; e uma roupa esportiva ganha brilho e charme se for acompanhada de um sapato alto bem requintado.
Veja também: Glória Kalil dá a receita para quem quer ser chique – sempre
Eu reparo muito em sapatos e tenho notado que as mulheres mais velhas vão abdicando de saltos por conta da comodidade. Com razão, mas não precisam exagerar.

Procurando um pouco, a gente encontra belos sapatos da categoria “irresistíveis” com saltos mais baixos, mas bem desenhados e diferentes, cômodos, mas atraentes e sexys.
Veja também: Glória Kalil estreia como estilista lançando coleção “sem idade”
O uso dos tênis da moda, mules, sapatilhas, podem ser opções instigantes também quando usados de uma forma inesperada e desafiadora.
A moda anda facilitando muito esse casamento entre charme e comodidade. É só saber balancear.
Veja também: Tudo está na moda. Você escolhe o que te representa