Está crescendo o número de brasileiros que se aventuram pelo Caminho de Santiago de Compostela, no norte da Espanha. Segundo os números, o Brasil ocupa atualmente a 13ª posição entre as 143 nações presentes no levantamento. Na América, o País fica atrás apenas de Estados Unidos e Canadá.
[tribulant_slideshow gallery_id=”37″]
Veja acima 25 imagens colhidas ao longo dos 800 km da rota milenar
Segundo a pesquisa, 3.271 brasileiros chegaram a Santiago de Compostela em 2015, um crescimento de quase 35% em relação aos dados de 2014. “Costumo dizer que o Caminho de Santiago não é uma viagem, e sim o projeto de vida transformador. Em uma vida cada vez mais atribulada, como a que vivemos, viagens com sentido mais espiritual ganham preferência das pessoas”, afirma Daniel Agrela, autor do livro O Guia do Viajante do Caminho de Santiago, o mais vendido no Brasil.
Considerado pela Unesco Patrimônio da Humanidade, o Caminho de Santiago tornou-se conhecido no século IX depois que os restos mortais do apóstolo Tiago teriam sido encontrados em uma sepultura, na qual, mais tarde, seria erguida a Catedral de Santiago de Compostela.
Leia também:
Dicas para quem vai fazer o Caminho de Santiago
Caminho de Santiago para quem tem mais de 50 aos
Desde então, viajantes do mundo inteiro têm deixado suas casas para percorrer a pé ou de bicicleta um trajeto com início na pequena cidade de Saint Jean Pied Port, na França, até Santiago de Compostela, na Espanha, o que totaliza de cerca de 800 quilômetros.
Sobre O Guia do Viajante do Caminho de Santiago
Dividido em três partes Orientação, Preparação e Direcionamento – “O Guia do Viajante do Caminho de Santiago Uma Vida em 30 dias, publicado pelo Selo Generale da Editora Évora, é baseado na experiência do autor que por duas vezes (2007 e 2011) andou os quase 800 quilômetros do Caminho Francês, que ligam Saint Jean Pied de Port, na França, até Santiago de Compostela, na Espanha.
Ao orientar o futuro peregrino a respeito das características de cada etapa, o livro traz dicas sobre as melhores épocas do ano para realizar o caminho, custo estimado da viagem, preparo intelectual, físico e clínico e itens necessários para levar na mochila. Aborda também as diferentes rotas existentes, os cuidados durante a viagem e até pequenos detalhes como as temidas bolhas nos pés, além de mapas topográficos de todas as etapas.
Sobre o autor
Daniel Agrela é jornalista e autor do livro “O Guia do Viajante do Caminho de Santiago – uma vida em 30 dias”, da Editora Generale. Realizou a rota de Compostela por duas vezes. É também criador da comunidade sobre o Caminho de Santiago no Facebook (www.facebook.com/ocaminhodesantiago).