Esta semana, recebi uma mensagem pelo Whatsapp que me deixou profundamente satisfeita. Era de Leonor França, de São Paulo. Começava assim: “Adoro seu textos e por conta de um deles acabei aceitando o convite para ser modelo aos 56 anos.” A matéria a que Leonor faz referência é Mercado para modelos maduras, agora, valoriza idade e diversidade, que publicamos há poucos dias aqui no 50emais, e fala exatamente como modelos mais velhas vêm sendo muito mais requisitadas do que antes.
Na curta mensagem, Leonor contou que chegou a ser convidada várias vezes para ser modelo, mas nunca se interessou. Agora,no entanto, mudou de ideia: “Acho que depois dos 50, nós nos libertamos de todos os preconceitos, e principalmente, nos libertamos da opinião alheia,” disse ela,fazendo um delicado agradecimento ao 50emais:”Obrigada por nos inspirar!”
Leonor recebeu convite de duas agências que trabalham com modelos acima dos 50 anos, a Fifty Models e Mega Model, ambas com sede na capital paulista.
Veja também: Esta agência, em São Paulo, só trabalha com modelos acima dos 45 anos
O 50emais entrou em contato com ela e pediu que escrevesse para nós, contando um pouco mais da sua vida, para inspirar tantas outras mulheres que gostariam de, como ela, abraçar a carreira de modelo depois dos 50.
Leia o que Leonor escreveu:
“Sou empresária, formada em Publicidade e Propaganda, casada, mãe de uma menina linda de 27 anos e bem sucedida. Faço pilates e caminho diariamente. Aos 56 anos, resolvi me reinventar. Comecei a fazer sapateado e piano, paixões antigas que estavam adormecidas, e pra completar, aceitei um convite para ser modelo.
Veja também: Aos 84 anos, Carmen é a modelo com a mais longa carreira
Quando jovem, com 1,74m, fui convidada várias vezes, mas nunca me interessei pela carreira de modelo. Hoje, como não me sinto representada pelas propagandas e muito menos pelos desfiles de moda, resolvi aceitar o desafio.
O mercado não conhece essa nova mulher de 50 e poucos anos. Uma mulher que não se apavora com as linhas de expressão e nem com os fios de cabelos brancos que insistem em aparecer. Uma mulher que convive melhor com a menopausa. Uma mulher que quer ser respeitada e compreendida ao mesmo tempo. Uma mulher que quer envelhecer da melhor forma possível e não aceita imposições.
Eu sei que ser modelo nessa idade não vai ser fácil, mas como boa ariana que sou, já estou preparada para mais essa batalha” – diz Leonor, a quem nós do 50emaisdesejamos todo sucesso nessa nova e fascinante carreira!
Esclarecimentos da Fifty Models
Assim quê postamos esse artigo sobre Leonor Amorim, uma das responsáveis pela agência Fifty Models, Maria Rosa von Horn, escreveu na página do 50emais no Facebook o seguinte esclarecimento: “A agência Fifty Models não convida ninguém para participar de seu casting, como as demais agências. As interessadas entram em contato e, se estiverem no perfil, passam a integrar o nosso cast, como foi o caso da modelo Leonor.”
Em seguida, Maria Rosa von Horn escreveu na página do 50emais no Instagram: “Querida 50 Mais, tive que postar um esclarecimento sobre a agência Fifty Models, porque não convidamos ninguém para integrar nosso cast. Infelizmente, dizer isso pode dar margens a interpretações equivocadas e iludir candidatas. Muitas agências fazem isso e você não faz ideia das queixas, inclusive no Procon. Vendem sonhos!
A FM lidera o mercado ha tanto tempo, porque não não faz isso. Levantamos uma bandeira de valorização desta fase e a Leonor como qualquer outra modelo ingressou sem convite e passou por uma rigorosa seleção. De qualquer forma, obrigada por divulgar a FM. Nosso foco principal e a valorização da maturidade.”