Eu sou daquelas defensoras intransigentes do uso dos óculos escuros. Aprendi com meu pai a amar esse acessório tão importante num país tão ensolarado quanto o Brasil. Ele não tirava seus óculos de sol do rosto. Faço o mesmo. Além de ter função importante na proteção dos olhos, eles podem deixar quem usa mais charmosa e complementar muito bem um determinado traje. Neste artigo do blog avovo.com.br, você vai ler o que é preciso saber na hora de escolher um par de óculos escuros.
Leia:
Os óculos de sol, inicialmente, tinham o objetivo único de proteger os olhos da claridade e dos raios do sol.
Atualmente eles passaram a acompanhar o look e a serem parte importante na composição do visual e do estilo de uma pessoa, afinal cada modelo de óculos de sol passa uma “imagem” da pessoa.
Seja apenas para proteção ou para dar um “up” no look, vale a pena sempre investir em produtos de boa qualidade, afinal a lente é fundamental no bloqueio dos raios UV.
E no quesito design, o que mais conta é optar pelos modelos que combinam com o seu estilo.
Por exemplo, se você gosta de esportes e seu estilo é mais descolado, aposte nos óculos com lente espelhada e nos modelos estilo máscara.
Leia também: Moda – mulheres acima de 60 reinterpretam o envelhecer
A seguir você confere uma série de dicas importantes de uma oftalmologista e de uma visagista para escolher bem o seu óculos de sol e também algumas opções de modelos além de inspirações para fazer a sua escolha.
A especialista em oftalmologia Kátia Mello explica os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o óculos de sol adequado para proteger seus olhos dos raios UV e da claridade excessiva.
Qual é a importância de usar óculos de sol?
A exposição frequente e prolongada ao sol pode possibilitar a progressão de catarata, pterígio (comum em países tropicais), degeneração macular senil e tumores da córnea e conjuntiva.
Por isso, o uso de óculos com proteção solar ultravioleta A e B, mesmo por crianças, é muito importante para prevenir doenças como essas.
Leia também: Estamos vivendo mais do que uma revolução dos cabelos braancos
Existe algum tipo de lente que é a mais indicada?
As lentes precisam oferecer proteção contras as radiações ultravioleta do sol (UVA e UVB).
Além disso, as cores das lentes proporcionam formas de proteção diferentes, que devem ser levadas em conta na hora da escolha dos óculos de sol:
– As de cor âmbar e marrom, por exemplo, são mais indicadas para míopes e hipermetropes, pois protegem contra a luz azul do sol, que pode favorecer o surgimento de catarata.
Leia também: Para você que gosta de cabelos curtos, bem práticos e com estillo
– As castanhas, cinzas e verdes são ideais para pessoas acima de 60 anos, pois nessa idade costuma ocorrer uma perda, em maior ou menor grau, da capacidade de contraste da visão.
– As lentes cinza também são indicadas para quem possui astigmatismo e hipermetropia.
Elas reduzem o brilho, sem alterar as cores naturais, podendo ser usadas sob luz solar intensa.
– As azuis proporcionam maior conforto no uso do computador, pois eliminam os tons vermelhos e amarelos. Clique aqui para ler mais.
Leia também: Veja os melhores tratamentos para os cabelos na menopausa