50emais
Até perto dos meus 72 anos nunca havia tido problema de coluna, embora, por ser jornalista, passasse longas horas sentada, nem sempre da maneira correta.
Resultado: em janeiro deste ano, comecei a sentir dores na altura dos rins. Procurei um médico e ele descobriu, depois do exame de ressonância, duas hérnias de disco, que estavam tirando a minha paz.
Não tenho dúvida de que a desatenção no sentar e os longos períodos escrevendo no computador deram grande contribuição para o estrago na coluna.
Por isso acho importante as instruções do fisioterapeuta Rafael Aquaroli sobre 10 posições de sentar que vão preservar sua espinha dorsal e, assim, evitar a torturante e tão comum dor nas costas
Leia:
Passamos cerca de 10 horas sentado em uma cadeira trabalhando diariamente, seja no escritório ou, mais recentemente, em casa no home office. O corpo humano não foi feito para ficar esse tempo todo parado, é necessário se movimentar, nem que seja por breves minutos, porém, se levantar, caminhar, deitar-se, ou simplesmente mudar de posição é necessário para evitar danos nocivos futuro à saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas no mundo têm, tiveram ou terão dores nas costas, muitas delas por conta da postura e o modo como as pessoas se sentam.
Mas, visto que as pessoas passem tanto tempo na mesma posição, como deve ser a postura certa para se sentar?
O GLOBO conversou com o fisioterapeuta do Instituto Thera, em São Paulo, Rafael Aquaroli, especialista em tratamento de problemas crônicos e agudos do musculoesquelético, cuja causas mais frequentes são as dores na coluna, para saber quais são as melhores posturas que as pessoas devem ter na hora de se sentar.
— A melhor postura é sempre a próxima. O nosso corpo foi feito para ser dinâmico. Enquanto você está em uma reunião, ou em uma ligação, por vídeo ou voz, você pode mudar de postura. Pode se levantar e caminhar um pouco, seja na sua casa ou no escritório. Se a pessoa tem essa ergonomia muito desajustada, o corpo vai sentir necessidade de compensar pela própria fadiga — diz o especialista.
Confira no vídeo abaixo as 10 principais posições para evitar problemas e dores nas costas, desde o apoio dos pés, passando pela posição do mouse, teclado e monitor, até a regulagem da cadeira e a altura do mobiliário:
Leia também:Organização Mundial da Saúde alerta contra o uso de adoçantes
Aos 78, Nelson Motta celebra aposentadoria da bengala