Ícone do site 50emais

Após os 60, quanto mais massa muscular, sobretudo nas pernas, mais anos de vida

 width=
O importante é caminhar, movimentar bastante as pernas, mantendo-as fortes, firmes, alertas, afirma o especialista. Foto: Internet

50emais

Todos nós deveríamos saber desde cedo na vida a importância das pernas na nossa saúde. O professor de educação física, com pós-graduação em nutrição, Márcio Atalla, escreveu um longo artigo para o jornal O Globo, com o título “A força das pernas refletem na longevidade ativa”, no qual dá uma verdadeira aula sobre a importância dos nossos membros inferiores. “Muitos estudos já constataram que a baixa quantidade de massa muscular está relacionada a uma vida mais curta e uma velhice com doenças,” diz. Segundo ele, estudo do King’s College, de Londres, mostrou que as pernas reúnem o maior grupo muscular no corpo humano.

Em seu artigo, Márcio Atalla cita a revista americana Prevention, que diz: “Entre os sinais de longevidade, os músculos das pernas fortes estão no topo da lista, como os mais importantes e essenciais.” Isso explica por que as panturrilhas são consideradas uma espécie de “segundo coração” do nosso corpo. Ele esclarece que “é por meio da contração e do relaxamento desses músculos que o sangue é bombeado de volta para o coração com mais eficiência, e como é um movimento contra a gravidade, precisa de eficientes contrações musculares para acontecer. Logo pernas fortes farão esse trabalho melhor!”

O Márcio Atalla dá neste vídeo mais detalhes das razões pelas quais não devemos deixar a pernas ociosas. Elas perdem massa muscular e se enfraquecem.

Veja:

Veja também:

Como ganhar massa muscular depois dos 50 anos

Dra. Auristela Lins fala da importância do exercício físico na prevenção de demências

As muitas vantagens do exercício físico para o envelhecimento

Como a prática de Tai Chi Chuan é benéfica no equilíbrio físico e mental depois dos 50 anos

Sair da versão mobile