Ícone do site 50emais

Caminhar 2 minutos após refeição já ajuda

 

Este novo artigo sugere que é preciso muito menos exercício do que se pensava para reduzir o açúcar no sangue depois de comer. Foto: Reprodução/Internet

50emais

Eu caminho todos os dias. É a minha atividade física preferida. Além de me distrair com o que vejo pelo caminho, eu me movimento e, ao final, estou sempre me sentindo muito bem.

Digo isso, para introduzir este artigo, de Rachel Fairbank para o New York Times, traduzido pelo Estadão: novos estudos mostram que é preciso apenas alguns minutos de caminhada depois do almoço ou do jantar para conseguir reduzir o açúcar no sangue.

Os mesmos estudos afirmam que os melhores resultados, no entanto, são colhidos quando  se caminha por mais tempo, uma hora ou uma hora e meia.

Mas, como afirma um especialista: “Cada pequena coisa que você fizer trará benefícios, mesmo que seja um pequeno passo.”

Leia: 

Caminhar depois de uma refeição, diz a sabedoria popular, ajuda a esvaziar a mente e auxilia na digestão. Os cientistas também descobriram que caminhar 15 minutos após uma refeição pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que pode ajudar a evitar complicações como o diabetes tipo 2. Mas, ao que parece, apenas alguns minutos de caminhada podem ativar esses benefícios.

Em um estudo, publicado recentemente na revista Sports Medicine, os pesquisadores analisaram os resultados de sete estudos que compararam os efeitos de sentar versus ficar em pé ou caminhar com relação à saúde do coração, incluindo níveis de insulina e açúcar no sangue. Eles descobriram que a caminhada leve após uma refeição, de apenas dois a cinco minutos, teve um impacto significativo na moderação dos níveis de açúcar no sangue.

“Cada pequena coisa que você fizer trará benefícios, mesmo que seja um pequeno passo”, disse o Dr. Kershaw Patel, cardiologista preventivo do Houston Methodist Hospital que não participou do estudo.

Caminhadas muito leves reduzem os níveis de açúcar no sangue

Em cinco dos estudos que o artigo avaliou, nenhum dos participantes tinha pré-diabetes ou diabetes tipo 2. Os dois estudos restantes analisaram pessoas com e sem essas doenças. Os participantes tiveram que ficar em pé ou caminhar por dois a cinco minutos.

Todos os sete estudos mostraram que apenas alguns minutos de caminhada leve após uma refeição foram suficientes para melhorar significativamente os níveis de açúcar no sangue em comparação com, digamos, sentar diante de uma mesa ou no sofá. Quando os participantes fizeram uma caminhada curta, seus níveis de açúcar no sangue subiram e caíram mais gradualmente.

Para pessoas com diabetes, evitar flutuações agudas nos níveis de açúcar no sangue é um componente essencial no gerenciamento de sua doença. Também se acredita que picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue podem contribuir para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Andar de 60 a 90 minutos depois de comer traz os melhores resultados

Embora a caminhada leve a qualquer momento seja boa para a saúde, uma caminhada curta dentro de 60 a 90 minutos após uma refeição pode ser especialmente útil para minimizar os picos de açúcar no sangue, pois é quando estes níveis tendem a atingir o pico.

Inchauspé também recomendou levantar para fazer as tarefas domésticasou achar outras maneiras de movimentar o corpo. Essa pequena quantidade de atividade também melhorará outras alterações na dieta que as pessoas podem estar fazendo para ajudar a controlar seus níveis de açúcar no sangue.

Leia também:

Se não caminhar nem for à academia, faça exercícios em casa

Entre os inúmeros benefícios do exercício físico, está a queda no risco de morte

 

Sair da versão mobile