Maya Santana, 50emais
A informações contidas neste artigo são de uma longa reportagem publicada pela Folha de São Paulo, sobre a abertura do mercado de trabalho para pessoas que já passaram dos 50 anos. A reportagem cita as várias empresas que estão selecionando gente mais velha para trabalhar em determinadas funções. Embora ainda não sejam muitas, as empresas estão sendo obrigadas a reconhecer que o Brasil está envelhecendo rapidamente e elas começam a mudar sua política com relação ao funcionário de mais idade.
Leia o artigo do site www.centrape.org:
Segundo pesquisa do Datafolha que mapeou as características dos idosos em todo o país, a fatia de brasileiros com 60 anos ou mais empregados ou em busca de vaga passou de 20% para 26% do total entre 2007 e 2017.
Só que as empresas estão com um novo olhar para essa população. Tanto que já tem empresas que só abrem vagas para maiores de 50 anos. Paciência com o cliente, nível cultural e menos faltas são algumas das qualidades vistas nos mais velhos.
Já publicamos uma matéria dizendo que a Gol criou o programa “Experiência na Bagagem” com oportunidades para pessoas com 50 anos de idade ou mais para se candidatarem.
Além da Gol, a consultoria PWC, a seguradora Tokio Marie e o grupo DPSP (que administra as drogarias Pacheco e São Paulo) são exemplos de empresas que começaram programas para a contratação exclusiva de profissionais com mais de 50 anos.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, a gerente de Recursos Humanos do grupo DPSP, Cristiane Lamonica, ressaltou que esse profissional mais velhos não se irrita quando precisa responder várias vezes à mesma pergunta ao cliente. “Eles compreendem melhor as necessidades dos clientes e tem disposição mais cultivada para atendê-las”, disse.
Essas iniciativas têm em comum tanto o foco em uma faixa etária mais avançada quanto o fato de serem muito recentes. Todas foram lançadas o ano passado e devem marcar o início de uma mudança de mentalidade das empresas em relação aos maduros.
Já em 2013 um levantamento da consultoria PWC em parceira com a FGV-Eaesp pontuaram que a contratação de profissionais mais velhos era alternativa à escassez de talentos no mercado de trabalho. E os efeitos da transformação demográfica que fará com que em menos de uma década o Brasil deixe de ser um país predominante jovem já despontam no mercado de trabalho.
Empresas que contratam os mais velhos
Atento – a gigante do setor de telecomunicações conta com uma política de valorização da diversidade desde 1999. Para concorrer a vagas, basta enviar um e-mail com currículo, nome, cidade e telefone com DDD para recrutamento@atento.com.br.
Cencosud Brasil – o grupo criou a partir de agosto o “Talentos Experientes”, programa que prevê a contratação de pessoas com mais de 50 anos de idade para atuar nas redes Bretas, GBarbosa, Prezunic, Mercantil Rodrigues e Perini. Mais informações em http://www.vagas.com.br/cencosudbrasil.
Dotz – do ramo de programas de fidelização, a empresa deu início ao “Geração Sênior”, um programa de contratação de estagiários com mais de 55 anos de idade. Informações sobre a próxima edição, prevista para o ano que vem, estarão disponíveis em https://www.dotz.com.br/Trabalhe-Conosco.
Gol Linhas Aéreas – a companhia criou o ano passado o programa “Experiência na Bagagem”, que visa incentivar que pessoas com 50 anos de idade ou mais se candidatem às vagas. É possível conhecer os postos abertos e cadastrar currículo em http://www.vagas.com/gol.
Grupo Pão de Açúcar – 3.000 funcionários idosos trabalham nas redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí. As vagas não são definidas por idade – o cargo de entrada mais comum é o de empacotador, mas há oportunidades em outras funções e níveis hierárquicos. Saiba mais no site da empresa, em http://www.gpabr.com/pt/carreiras/.
Mundial – a rede de supermercados do Rio de Janeiro lançou o “Todo Mundo no Mercado”, programa que visa à contratação de pessoas com mais de 60 anos de idade. É possível enviar currículo para curriculorh@supermercadosmundial.com.br
Telehelp – após uma iniciativa bem-sucedida na contratação de pessoas com mais de 50 anos de idade, especialmente em atendimento ao cliente e retenção, a empresa de assistência ao idoso manteve a política de diversidade. É possível cadastrar currículo em http://telehelp.com.br/oportunidades-de-trabalho/.
Maturijobs – a plataforma traz uma série de vagas destinadas a pessoas com mais de 50 anos de idade. É possível cadastrar perfil, ver oportunidades e conhecer cursos. Mais informações em https://www.maturijobs.com
Com informações da Folha de S.Paulo