
50emais
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta semana, na segunda-feira(7). Um dia depois, eu estava no posto de saúde para garantir a minha dose.
Na medida em que fui envelhecendo, as gripes que pegava me deixavam mais e mais debilitada. Passei a me vacinar. Agora, se tenho gripe, os sintomas são mais brandos, o mal estar já não é tão grande.
Neste ano, a dose que os postos de saúde estão aplicando contém três cepas: H1N1, H3N2 e B.
De acordo com o Ministério da Saúde, essa vacina contra a gripe é “segura e eficaz”, capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e dos óbitos relacionados à doença. Somente na região norte a vacinação será no segundo semestre. Em todas as outras, o imunizante já está disponível.
Grupos prioritários
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes.
Mas vários utros grupos também podem se vacinar, como trabalhadores da saúde, puérperas(mulheres que acabaram de ter filho), professores dos ensinos básico e superior, indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade).
Leia também: Herpes-zóster, doença que pode até matar, cresce entre maiores de 50
E ainda pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, e população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (com idade entre 12 e 21 anos).

É importante se vacinar
No posto em que fui me vacinar, havia muitas pessoas, todas mais velhas e uma ou outra criança. E o atendimento foi relativamente rápido.
Leia também: Passou dos 50 e não dorme bem? Eis uma arma contra a insônia
Como em 2024, a cobertura vacinal contra a gripe entre os públicos prioritários não foi alta – 48,89% na Região Norte e 55,19% nas demais -, a expectativa é que neste ano o número de vacinados aumente, porque essa é a melhor forma de se prevenir contra gripe, principalmente nessa época em que caminhamos para a estação mais fria. O inverno, que começa no dia 20 de junho, é quando há maior circulação dos vírus.
Leia também: Quer parar de fumar? Há métodos eficazes que podem ajudar você