50emais
O 50emais acaba de realizar uma live, em parceria com o Studio Cross Pilatear, de Belo Horizonte, sobre como preservar a coluna depois dos 50 anos.
A ideia de fazer a live surgiu depois que eu, Maya Santana, aos 72 anos, fui diagnosticada com duas hérnias de disco, consequência das muitas horas em frente ao computador, nem sempre sentada de maneira correta.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 80% da população teve ou vai ter dor na coluna. É a segunda causa de ida ao consultório médico, depois de dor de cabeça.
Para conversar conosco, convidamos a fisioterapeuta Isley Lauar, professora do curso de Aperfeiçoamento em Pilates, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Segundo ela, o mundo vive uma “pandemia” de problemas na coluna. E, por causa do nosso estilo de vida, sempre conectados ao celular ou ao computador, sem prestar muita atenção à nossa postura, a tendência é piorar.
A professora também fala da influência do estilo de vida, de fatores como sono, alimentação e grau de estresse no agravamento desses problemas de coluna.
Veja a live completa: