50emais
Além do grande desafio que se propôs para comemorar seu aniversário de 70 anos, nadar 70 km em águas abertas, ao longo de sete dias, a super atleta está lançando nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, o livro “Mulheres Masters no Esporte”.
O lançamento da obra que celebra histórias inspiradoras de mulheres brasileiras que marcaram o esporte será no Reuss, em São Paulo. Escrito por Fabienne Guttin, o livro conta com a participação de 26 coautoras de 20 diferentes modalidades esportivas, trazendo uma diversidade de experiências e trajetórias que representam o poder transformador do esporte.
Leia mais sobre o desafiador projeto “70 em 7” da atleta neste artigo do site swimchannel.net:
A atleta Fabienne Guttin, de 69 anos, anunciou recentemente o lançamento do projeto “70 em 7” com o apoio do Instituto VITA. Em março de 2025, às vésperas de completar 70 anos, ela fará o desafio cujo objetivo é nadar no mar 10 km durante sete dias seguidos, totalizando 70 km.
Fabienne nada há mais de 50 anos e sempre praticou esportes. A atleta mora em Campinas(SP) e treina em um clube da cidade.
“Meu pai foi o precursor da pesca submarina no Brasil. Vivi minha vida inteira debaixo d’água. Pesca submarina, pesca de corrico, esqui aquático, vela, remo (tinha uma canoa e um iole), tiro esportivo, bicicleta, frescobol, atletismo, natação e quando surgiu, velejava no windsurf. E mais tarde, adquiri uma motocicleta, uma Honda 400”, conta Fabienne.
O Desafio será realizado em março de 2025 no litoral norte de São Paulo, entre São Sebastiao e Ilhabela. A data exata será definida em breve.
A atleta explica que, para levar adiante seu projeto, vem treinando intensamente. “Treinei durante os últimos meses, com apoio multidisciplinar em que exames e testes foram feitos mensalmente, a fim de verificar os benefícios fisiológicos aportados ao longo dos treinos”, comenta a atleta.
Segundo Fabienne, o projeto tem como objetivos:
Saúde e bem-estar: mostrar a importância da prática de atividade física regular para a saúde física e mental, para a população em idade madura. Mostrar que o estilo de vida ativo nos leva à longevidade com qualidade de vida e reduz os problemas de perda da independência após os 75 anos.
Visibilidade para os atletas masters: aumentar a visibilidade do esporte master e seus atletas, incentivando a participação de pessoas mais velhas em atividades físico esportivas.
Superação: todos podemos, independentemente da idade, traçar metas e alcançá-las mediante acompanhamento médico, persistência, disciplina e treinos.
Fabienne convida todos os atletas, esportistas a se juntarem a esse movimento. Veja os canais de comunicação para acompanhar a atleta:
@fabiguttin.yeros
@redemulheresesportistas
@masters.em.movimento
youtube.com/fabiguttin
linktr.ee/fabiguttin
www.redemulheresesportistas.com.br
envelhecer.pt (Colunista da Revista Envelhecer)
Conheça um pouco mais sobre a super Fabienne Guttin nesta entrevista concedida a Márcio Atalla: