50emais
Finalmente, foi mudada a figura do “velhinho de bengala” nas placas de trânsito para uma versão mais próxima da realidade do que é hoje uma pessoa de 50, 60, 70 ou 80 anos.
Sairam a bengala e o corpo encurvado mostrados nas placas em vigor.
A nova placa, que substituirá a atual num prazo de até cinco anos, mostra uma figura de pé, ao lado do número 60+ . Pela lei brasileira, uma pessoa é considerada idosa ao completar 60 anos.
Veja o artigo publicado pelo Estadão:
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) emitiu uma nova resolução que dá o prazo de cinco anos para que as placas destinadas a vagas de estacionamento exclusivas para idosos sejam alteradas para um novo modelo.
Agora, ao invés de mostrar uma pessoa com bengala e coluna curvada, o novo símbolo traz um desenho em pé, com a postura reta e o sinal 60+ ao lado.
A nova resolução passou a vigorar em 1º de junho. Apesar do prazo de cinco anos para que a troca seja implementada, algumas cidades do Brasil já começaram a adotar o novo modelo da placa.
Em Suzano, na região metropolitana de São Paulo, das 96 vagas públicas destinadas exclusivamente à terceira idade, 50 já foram alteradas.
Não representava mais terceira idade
A expectativa da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana é completar o restante até o próximo ano e aplicar o símbolo também nas credenciais.
“Já se foi o tempo em que a imagem de um velhinho apoiado em uma bengala representava a terceira idade. O novo símbolo substituirá o atual, o qual encontra-se completamente ultrapassado, por algo mais moderno, de acordo com a nova realidade, pois, a qualidade de vida os sexagenários, septuagenários e octogenários é outra”, diz o texto do projeto, de autoria do então vereador Maurin Ribeiro (PCdoB). (Fonte: Estadão)