50emais
Márcio Atalla é professor de educação física, especializado em nutrição. Neste artigo, ele comenta como as pessoas usam a desculpa da falta de tempo para não fazer o que deveriam fazer, principalmente quando se trata de fazer exercício físico.
“Quando o assunto é atividade física, então, “chove” falta de tempo pra todo lado. Sim, os dias são corridos, os compromissos são muitos, mas, como você pode dizer que não tem algo que é seu, ou seja, o seu tempo?” – pergunta ele?
Ao longo do artigo, ele prova por a mais b que, para a pessoa realmente não ter tempo significa que é desorganizada, não sabe programar seu dia. E ele dá boas dicas para corrigir isso.
Leia:
A explicação mais usada por pessoas que gostariam de fazer o que não fazem é a falta de tempo. Quando o assunto é atividade física, então, “chove” falta de tempo pra todo lado. Sim, os dias são corridos, os compromissos são muitos, mas, como você pode dizer que não tem algo que é seu, ou seja, o seu tempo? Você é dono do seu, tem controle sobre ele, então a maior e mais usada desculpas de todas acaba de cair por terra!
Muitas pessoas vão pensar: “Meu chefe é dono do meu tempo”. “Minha mulher que é”. “Meus filhos… meu cachorro”. Sim, sim! Eles fazem parte da divisão do seu tempo, mas o tempo, ainda assim, continua sendo seu. E a boa notícia é que não há nada que faça com que ele seja mais bem aproveitado que uma organização prévia do que vai acontecer no seu dia, no seu tempo.
Como diz o general William H McRaven — e eu estou de pleno acordo — se você quer mudar o mundo, comece fazendo sua cama. As tarefas mais simples são as mais fáceis de burlarmos, de não darmos importância. E nesse caminho, outras tarefas vão se juntando a essa pequena fila de coisas a fazer, até que sua lista de não realizados é muito maior do que a sua checked list.
Leia também:Vocè não pode parar a marcha do tempo, mas não precisa temê-lo
Pior ainda é quando sobra tempo e não conseguimos fazer nada que gostaríamos, e insistimos em achar que é “falta” de tempo. Nesse caso, a falta é de vontade real, de organização, de foco. Querer é muito mais poder.
Então, como fazer pra mudar esse cronograma de vida e conseguir encaixar na rotina as tarefas de que precisamos para nos mantermos saudáveis e com melhor qualidade de vida? Comece programando seu dia, sua semana, com antecedência. Programe o tempo que terá para atividade física, para fazer as refeições, para estar com a família.
Organize seus pertences ao sair de casa, deixe seu quarto arrumado, sua casa limpa. Dê importância a todos os itens da sua check list, porque, ao “passar batido” por eles, torna-se mais fácil negligenciar todos os outros. Realize aquilo que você programou.
A ideia é começar o dia com uma caminhada? Levante e vá fazer sua caminhada. Desistir é muito fácil. Mas, se essa caminhada for feita todos os dias, passa a fazer parte da sua vida, de forma tão automática quanto escovar os dentes ou tomar banho. Você costuma pensar pra fazer essas coisas?
Leia também: Mário Quintana nos fala do tempo
Minha sugestão é que você aproveite o embalo desta leitura e comece criando sua lista neste momento. Mas, pense nas coisas que são possíveis de realizar agora, que só dependem de você, e que sejam simples. Até porque a ideia é que você tente realizar todos os dias.
Saiba que nessa lista tem que haver coisas que são importantes de serem realizadas e não apenas aquelas que gostamos de fazer. Não é colônia de férias em que a ideia principal é só se divertir. É vida real. São escolhas do dia a dia que fazem com que nossa vida tenha sentido, que tenhamos condições de alcançar o que almejamos, que tenhamos cuidados com nós mesmos.
Incremente sua lista aos poucos, com novas propostas para melhorar sua saúde. Programe sua semana de atividades físicas, coloque metas, minimetas, tente se superar se comprometer com seu planejamento. Programe sua alimentação para que você não fique sempre comendo o que tiver pela frente, mas escolha os alimentos que vai colocar dentro do seu corpo com respeito que ele merece.
Leia tambem: Adélia Prado: O tempo acalma os sentidos, apara as arestas, coloca band-aid na dor
Programe suas noites de sono para que você consiga de fato descansar e ter qualidade nesse descanso. Só assim você acorda pronto pra vida do dia seguinte. Programe seu lazer, seu tempo de organizar a casa, de conversar com seus familiares, até mesmo de ver sua série favorita.
Conquiste cada novo item que você conseguir atribuir à sua lista e vá ampliando suas tarefas. Reflita sobre seu tempo e suas prioridades. Você vai descobrir que tem tempo pra tudo nessa vida.