50emais
Independentemente da data, adoro usar roupas brancas. E no réveillon já se tornou tradição. A maior parte dos brasileiros óptam pelo branco.
A cor, como afirma este artigo de Camila Araujo para O Globo, “remete à paz, harmonia, leveza e tranquilidade. É a união de todas as cores.”
Mas, claro, há quem não ligue para isso. E usa traje de sua cor preferida na noite da virada do ano, com toda a sua simbologia.
Especialista garante que cada cor tem “um impacto no cérebro humano e causa efeito no inconsciente.”
Leia sobre o significado de cada uma das cores:
Branco é clássico. É quase a cor oficial das roupas de ano-novo no Brasil, representando paz e harmonia. Agora, será que as cores têm mesmo tanto poder assim, de atrair o que a gente quer no ano seguinte? Não seria muita responsabilidade só para uma cor? Segundo a especialista em comunicação estratégica e coloração pessoal Mariana Almeida, as cores têm, sim, um impacto no cérebro humano e causam efeitos no inconsciente.
— As cores geram estímulos no nosso cérebro e, consequentemente, nas nossas ações. Mas isso é totalmente inconsciente. Só porque vou usar amarelo vou atrair dinheiro? Não necessariamente, mas você pode estimular uma sensação que te impulsione a isso — analisa.
Superstições à parte, não que a cor seja determinante para o próximo ano. O que está em jogo na virada é a intenção que se coloca. E a profundidade da cor, se mais escura ou mais clara, também deve ser considerada, segundo a especialista.
Leia também: Receita de Ano Novo, Carlos Drummond de Andrade
— As cores mais fortes e escuras têm a interferência do preto, então trazem mensagens mais firmes, distantes e sérias, têm um impacto visual maior. As mais claras são o oposto: com a interferência do branco trazem mensagem mais leve, fluida, afetiva e mais próxima — afirma Mariana.
Veja abaixo o significado de cada cor.
Branco – remete à paz, harmonia, leveza e tranquilidade. É a união de todas as cores.
Azul – demonstra confiança, gera sentimentos de estabilidade e segurança tanto em quem veste, como em quem vê.
Vermelho – uma cor que gera energia, estimula a ação, o ímpeto, representa a força, a paixão, a aceleração.
Rosa – representa a maternidade, a feminilidade, a delicadeza, o cuidado, o amor verdadeiro e apaixonado, porém estável.
Roxo – é ligado à nobreza. Nas sociedades antigas, só era permitido usar quem fosse nobre, então acabou associada à ambição. O roxo também está relacionado à magia e à imaginação.
Marrom – solidez, pela associação com a cor da terra, e transmite segurança, sobriedade, e estabilidade.
Leia também: Em 2024, dê a você de presente duas semanas de intercâmbio no exterior
Amarelo – representa a alegria, o entusiasmo, a determinação, o otimismo e a força enérgica para atrair o que se quer. É a cor da luz, também relacionada ao sol.
Verde – associado à natureza, o verde representa renovação, crescimento, florescimento e esperança.
Preto – comunica elegância, mistério, formalidade e poder. Ao contrário do branco, o preto é ausência de cor. Na cultura brasileira, está associada ao luto, mas em nível mundial, não é entendido da mesma forma.
Prata – passa uma mensagem mais jovial, moderna, alegre e visionária, e está relacionada a trabalhos intelectuais e à ciência.
Dourado – relacionado ao ouro, a cor traz a sensação de luxo e riqueza, do que sobressai e se destaca dos demais.
Leia também: Como se recuperar dos excessos de fim de ano