50emais
Jornalista, tradutora e revisora, Sonia Rosa Maia, 65, já fez de tudo na vida, até que descobriu uma nova vocação: ajudar jovens e adultos a se desconectarem um pouco e desenvolverem o foco e a criatividade para passar no vestibular.
Agente de Arnaldo Dias Baptista, ex-líder dos Mutantes, há mais de 13 anos; micro empresária em Londres, convidada para palestrar nos eventos do Dirt Cafe, parte da trilha eco do London Design Festival; secretária-executiva de grandes organizações em Londres por cerca de 10 anos; jornalista que cobriu de perto a explosão do rock nacional nos anos 1980; voluntária dedicada a causas como o combate ao racismo, os direitos dos povos originários e a proteção aos animais; tradutora, revisora, produtora de grandes eventos.
A vida de Sonia Rosa Maia, 65, é tão multifacetada que não parece vivida por uma pessoa só. E ela ainda desenvolveu uma nova faceta desde que retornou de Londres para São Paulo, em 2009: professora de redação para adolescentes e pessoas mais velhas residentes na cidade de São Paulo, que vão prestar vestibular.
Meditação e exercícios
O programa criado por ela, como tudo que Sônia faz, é muito original. Mistura meditação, conversas e exercícios para o desenvolvimento da criatividade e outras habilidades pessoais — além das aulas de redação, é claro. A proposta é uma verdadeira imersão fora do ambiente digital.
“O mundo está muito acelerado, e a sociedade cobra muito dos adolescentes. É uma fase difícil para eles, uma fase hormonal muito vertiginosa também, acelerando ainda mais toda essa atmosfera hiperativa na qual vivemos”, afirma, lembrando que alunos de outras idades, inclusive depois dos 50 anos, também são muito bem vindos.
“Embora 90% do tempo das aulas propostas seja direcionado para que o aluno performe o seu melhor nas redações para os vestibulares, o programa também traz momentos de relaxamento, exercícios que despertam a criatividade, a inteligência intuitiva, e trocas quando falamos sobre os objetivos e sonhos profissionais deles.”
Segundo ela, o curso estimula os estudantes a desenvolverem mais foco, a olharem para suas vidas com menos ansiedade, a encontrarem mais rapidamente as respostas para as questões dos vestibulares como um todo, a escreverem de forma mais fluida, clara e criativa, a aguçarem suas memórias e a serem mais assertivos em suas escolhas profissionais.
Alunas aprovadas na universidade
Foi o caso de duas das suas primeiras alunas, que Sonia Rosa conheceu por meio da organização social ORPAS, que atende jovens vindos de condições sociais de severa desvantagem, para onde ela levou o seu programa educacional.
Por um ano, entre 2015 e 2016, Sônia atendeu duas jovens da instituição, que conseguiram entrar na PUC-Campinas e na Universidade Federal de Uberlândia, onde se formaram em Políticas Públicas e Pedagogia.
Uma delas, Gabriela Santana, foi selecionada para uma residência na Universidade de Zaragoza, na Espanha, em 2022, que finalizou com honras, e a segunda assumiu o cargo de professora em uma escola pública de Cubatão.
“A cada encontro com Sonia, eu tinha acesso a uma infinidade de aprendizados que serviram para além dos vestibulares. Com a meditação, agucei minha concentração e meu foco no tempo presente. Alternando entre os papéis de escritora e leitora, para assim perceber os pontos em que minha redação poderia ser melhorada, consegui transformar várias pedras brutas em valiosos diamantes. Sempre trabalhando com base em minha opinião, me tornei mais sensível e respeitosa com as opiniões opostas às minhas”, diz Luana Maciel, estudante que se formou em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia.
“O curso me ajudou a conseguir passar do vestíbulo para a sala grande” – comenta ela.
Duração do Curso presencial
Ian Scott, que estudou com Sônia e passou em Relações Internacionais na PUC-SP em 2017, concorda. “Eu não teria conseguido sem você”.
O curso tem duração de 12 semanas, com aulas presenciais de duas a três horas, uma vez por semana. Pode ser ministrado na casa de Rosa, na zona sul da capital, ou a domicílio, dependendo da região.
O programa inclui apresentação de temas da atualidade, relacionados às áreas que são abordadas nos vestibulares; leitura de contos e pequenos textos como referências de escrita fluida; práticas de técnicas de pesquisa e memorização; e exercícios de escrita seguidos de revisão em conjunto para análise dos pontos em que é possível melhoria, entre outras atividades.
Para Roberto Mansini, pai de dois estudantes de 15 e 16 anos que fizeram as aulas práticas, as competências extras desenvolvidas são um diferencial importante.
“O curso não só introduziu a técnica de redação, mas também colocou a importância da rotina de estudos para eles. Apresentou o poder da concentração para a realização dos exames, o que influenciou a postura dos adolescentes frente a esse desafio. Isso foi fundamental para eles entenderem e absorverem como lidar melhor com o vestibular.”
Serviço:
Para informações mais detalhadas sobre o programa e conhecer o currículo de Sonia Rosa, entrar em contato diretamente com ela via whatsapp: (11) 99249 6585, ou pelo email: soniarosamaia@gmail.com