50emais
Se você quer assistir a um documentário – três capítulos – de impacto, algo que vai fazer você pensar, veja na Netflix “A Bilionária, o Mordomo e o Namorado”, sobre como a mulher mais rica do mundo, Liliane Bettencourt, dona da indústria de cosméticos francesa L’Oreal, foi trapaceada pelo fotógrafo de celebridades François-Marie Banier, num golpe que fez com que a herdeira o presenteasse, ao longo dos anos, com cerca de um bilhão de euros – em torno de seis bilhões de reais.
Liliane foi casada durante 60 anos com o político André Bettencourt, com quem teve uma única filha, Françoise. Corria o boato que o marido não era muito afeito a mulheres. Um homem mais frio, distante. O fato é que a bilionária era tida como pessoa triste, com uma vida, apesar da riqueza, sem grandes emoções. Isso facilitou a entrada em cena do extrovertido Fraçois, que tinha boa lábia, era divertido, culto e manipulador.
Pelo documentário dá para ver nitidamente que mãe e filha não tinham proximidade. Ao contrário, ao ponto da bilionária dizer que não aceitava a ideia de Françoise vir a herdar a gigante L’Oreal. É a filha que, na justiça, desmascara o fotógrafo. Só conseguiu isso porque o mordomo da bilionária, que detestava o fotógrafo fanfarrão, começou a gravar as conversas que Liliane tinha com as visitas que recebia, muitas delas para tratar de negócios.
Preocupado com o rumo que as coisas estavam tomando, o mordomo resolveu entregar as fitas à filha de Liliane que, por sua vez, fez com que chegassem à Justiça francesa. Aí, tem início o maior escândalo dos últimos tempos na França, envolvendo sonegação de impostos, evasão de divisas, doações ilegais a políticos, inclusive à campanha do Presidente Nikolas Sarkosy, e a divulgação de detalhes da relação da bilionária com o fotógrafo golpsta. Uma história real, com todos os elementos de uma tragédia: amor, traição, ódio, cobiça e muito, muito dinheiro. Ver o documentário é um ótimo programa.
Para ver o trailer, clique aqui.
Leia também:
Com uma fortuna de 100 milhões de dólares, ela é a mulher mais rica do mundo