Maya Santana, 50emais
Em 1950, eu ainda não era nem nascida. Início da primeira década depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Getúlio Vargas preparava-se para voltar ao poder. A população do Brasil não chegava a 52 milhões de habitantes. Asa Branca, música de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, era a música tocada nas rádios. E o Rio de Janeiro, então capital do país, estava no auge. A televisão nem havia chegado de fato ao país.Iria ser inaugurada no final daquele ano. Dou todos esses dados para situar a época em que circula no Brasil a Housekeeping Monthly, revista de prendas domésticas, com título em inglês. É esta publicação que traz em suas páginas “O Guia da Boa Esposa”. Antes de ler, tome um copo d’água para não se indignar tanto.
O bom de ler o “Guia”, publicado originalmente no blog awebic.com ,é que ele nos dá a perfeita noção de como os tempos mudaram. E de como o atraso pode levar à escravidão. É logico que precisamos evoluir muito mais do que o estágio em que nos encontramos. Mas, não há dúvida, que caminhamos. E, felizmente, as mentalidades de homens e mulheres continuam mudando.
Leia os 19 “conselhos” dados pela revista à mulher casada:
1. Tenha o jantar sempre pronto. Planeje com antecedência. Esta é uma maneira de deixá-lo saber que se importa com ele e com sua necessidades.
2. A maioria dos homens estão com fome quando chegam em casa, e esperam por uma boa refeição (especialmente se for seu prato favorito), faz parte da recepção calorosa.
3. Separe 15 minutos para descansar, assim você estará revigorada quando ele chegar. Retoque a maquiagem, ponha uma fita no cabelo e pareça animada.
4. Seja amável e interessante para ele. Seu dia foi chato e pode precisar que o anime e é uma das suas funções fazer isso.
5. Coloque tudo em ordem. Dê uma volta pela parte principal da casa antes do seu marido chegar. Junte os livros escolares, brinquedos, papel, e em seguida, passe um pano sobre as mesas.
6. Durante os meses mais frios você deve preparar e acender uma fogueira para ele relaxar. Seu marido vai sentir que chegou a um lugar de descanso e refúgio. Afinal, providenciando seu conforto, você terá satisfação pessoal.
7. Dedique alguns minutos para lavar as mãos e os rostos das crianças (se eles forem pequenos), pentear os cabelos e, se necessário, trocar de roupa. As crianças são pequenos tesouros e ele gostaria de vê-los assim.
8. Minimize os ruídos. Quando ele chegar desligue a máquina de lavar, secadora ou vácuo. Incentive as crianças a ficarem quietas.
9. Seja feliz em vê-lo. O receba com um sorriso caloroso, mostre sinceridade e desejo em agradá-lo. Ouça-o. Clique aqui para ler mais.