Recebi esta seleção de fotos de uma amiga, com a seguinte ordem: Publique! Ao contrário de praticamente tudo que postamos aqui, não tem qualquer relação com envelhecimento. Aceitei a determinação da minha amiga e decidi postar estas imagens fabulosas de mães, jovens e nem tão jovens, do mundo inteiro, fotografadas carregando os filhos e trabalhando ao mesmo tempo.
As fotografias estão na página do Facebook de Ernesto Murguia, e receberam milhares de cliques. Olhando essas fotos, ninguém consegue ficar indiferente. É incrível como as mães são criativas. Antes de tudo, são mulheres fortes, valentes.
Sempre que falo de mãe me vem à cabeça poesia. Poemas de grandes autores realçando a grandeza de uma mãe. Veja esse de Mário Quintana: “São três letras apenas,As desse nome bendito:Três letrinhas, nada mais… E nelas cabe o infinito E palavra tão pequena – confessam mesmo os ateus – És do tamanho do céu E apenas menor do que Deus!”
Esse é de Carlos Drummond de Andrade: “Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento.”
“Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça,é eternidade. Por que Deus se lembra — mistério profundo — de tirá-la um dia? Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho.”
Outras imagens dessas mulheres valorosas, merecedoras de todo respeito, todo louvor: