Maya Santana, 50emais
Aos 81 anos, a atriz, escritora e ativista política Jane Fonda foi a escolhida para estampar a capa de uma edição especial da Vogue britânica, a revista de moda mais influente de todas. O editor da publicação é Edward Enninful, nascido em Gana, na África, é o primeiro homem a ocupar o cargo. Ele teve sensibilidade suficiente para perceber que a revista, assim como tantas outras publicações, não abre espaço para mulheres que passaram dos 50 anos. E resolveu mudar a coisa. A prova é essa edição especial, feita em parceria com a marca de cosméticos Francesa L’Oreal, empresa para a qual Jane Fonda atua como uma espécie de embaixadora. Chegará às bancas em maio.
– “Ver a incrível variedade de mulheres com mais de 50 anos nesta edição especial prova que a idade de uma pessoa será sempre um fator mais intrigante, com nuances inspiradoras, do que um simples número poderia sugerir ” – disse o editor. A vogue vem chamando a atenção também para a falta de mulheres maduras nas passarelas. E teve a ótima ideia de escolher Jane Fonda para a capa da edição especial. A octogenária atriz continua ativa, trabalhando e agitando como sempre fez. Apesar das muitas plásticas, é uma mulher que chega muito bonita ao ocaso da vida.
Elogiada e admirada pela personagem que interpreta na série do Netflix Grace and Frankie, -contracenando com a extraordinária Lili Tomlin -, Jane Fonda sustenta uma visão otimista do envelhecimento: “Eu gosto de estar no topo da colina porque descobri que há uma paisagem totalmente nova. Eu gosto da idade. Fico feliz de ter vivido tanto tempo” – diz ela, chamando a atenção para o fenômeno mundial do envelhecimento, ainda ignorado por muitas empresas e instituições.
– “É importante entender que as mulheres mais velhas são as que mais crescem no mundo inteiro. É hora de reconhecerem nosso valor.”
Veja Jane Fonda na quinta temporada da série Grace and Frankie:
https://youtu.be/zibS3GMJ_2c
Embora só vá circular em maio, partes da revista foram divulgadas. E tiveram uma ótima receptividade entre seus leitores. De acordo com o jornal britânico The Independent, a Vogue foi “inundada” de elogios pela decisão de lançar essa edição especial, com mulheres mais velhas. Muitos se referindo a Jane Fonda como “deusa” e um “ícone” desses nossos tempos.
Tomara que a Vogue sirva de exemplo. Ajude a derrubar o preconceito contra o envelhecimento. Já está passando da hora.