50emais
Neste trecho da live que o 50emais realizou para discutir depressão na maturidade, o psicólogo clínico e hospitalar Rodolfo de Castro fala sobre o que uma pessoa deprimida pode fazer na busca de uma melhora de sua condição mental. Ele realça a grande importância do autoconhecimento nesse processo. “É fundamental que a pessoa conheça a si mesma,” diz o psicólogo, apontando também como essencial a prática de exercícios físicos.
A médica geriatra Priscilla Mussi, coordenadora do setor de geriatria do Hospital Santa Lucia, em Brasília, que tem grande experiência em lidar com pessoas mais velhas, também participou da live. E complementou o que o psicólogo disse, afirmando que, muitas vezes, ter um animal de estimação pode fazer uma grande diferença na vida de um deprimido. Namorar, um verbo tão pouco conjugado por tantas pessoas mais velhas, pode também ser de grande ajuda, segundo ela.
Os dois estavam respondendo uma pergunta feita por quem assistia à live: “Que atividades podem ajudar alguém deprimido, com ideias suicidas?”, quis saber a internauta.
Veja:
Veja também:
Live: Depressão, a doença que avança
Quando não falamos criamos preconceito
Como ajudar alguém muito deprimido