Faltando dois dias para a chegada do novo ano, o mundo recebeu a notícia da morte de um estilista transformado numa lenda ainda em vida: Pierre Cardin faleceu nesta terça-feira(29), aos 98 anos, deixando um dos exemplos mais importantes de longevidade ativa e criativa. O gênio da moda francesa, empresário bem sucedido, com investimentos e interesses em várias setores, trabalhou até perto de sua morte, cuja causa não foi divulgada. Para se ter uma ideia do império que o estilista francês criou, a marca Pierre Cardin gera royalties de cerca de oito bilhões de euros por ano.
Leia o artigo da revista Vogue:
“É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Cardin”, afirmou a nota divulgada pela Academia de Belas Artes da França. Enquanto sua família se manifestava, dizendo: “Temos muito orgulho da ambição tenaz e da ousadia que Pierre mostrou por toda a vida”. Cardin, como afirma esse artigo da Vogue, mudou a cara da moda ao lançar o conceito do prêt-à-porter (pronto para usar), lembrado por suas silhuetas futuristas, geométricas e seus bubble dresses, de formado geométrico, símbolo do movimento “space age chic”, de 1960, do qual Pierre era grande entusiasta.
Nascido na Itália e criado na França, Pierre trabalhou na Christian Dior em 1947 durante a era revolucionária do New Look. Apenas três anos mais tarde, decidiu criar seu próprio atelier, onde lançou a moda futurista pela qual até hoje é lembrado.
Sua coleção Cosmos lançada em 64 representou outro marco: o surgimento do conceito da peça unissex. Cardin também apostava em tecidos pouco convencionais para a época, como jersey, crepe e vinil – o que promoveu uma revolução na moda.
Veja a coleção Pierre Cardin primavera-verão 2020:
“As roupas que eu prefiro são aquelas que crio para uma vida que ainda não existe, para o mundo de amanhã”, disse o estilista em 1990. Mesmo com um olhar voltado para o futuro, muito da contribuição de Pierre tinha a ver com o presente, com as necessidades dos tempos em que ele vivia.
Em 1959, Cardin lançou o conceito do ready-to-wear e ao levar o high fashion para as massas, se tornou a primeira marca de um estilista de moda da história.
A notícia da morte do gênio francês da moda foi apresentada assim pela TV Bandeirantes