50emais
Sexualidade na maturidade. É um assunto da maior importância, mas muito pouco discutido. Não é tema sobre o qual você lê na midia.
Isso, porque existe um total preconceito envolvendo a questão. Muitos acham despropositado que uma mulher com mais de 60, 70, 80 anos tenha desejo. Mas boa parte delas tem.
E a discussão ganha mais relevância quando se leva em conta que o Brasil está envelhecendo mais rápido do que o esperado. Em 2030, o Brasil será um dos cinco países com a população mais envelhecida do planeta.
Daí chamarmos a atenção para o lançamento do livro ‘Mistérios e Aflições da Sexualidade na Terceira Idade”, de Tania Celidonio, tratando exatamente disso: como as pessoas mais velhas lidam com a sua sexualidade. O livro foi escrito a partir de uma pesquisa conduzida pela autora.
Em São Paulo, será lançado neste sábado, 11 de novembro, às 16 horas, na Escrevedeira – Rua Isabel de Castela, 141, Vila Madalena. A partir das 17 horas haverá um bate papo com a psicanalista e jornalista Maria Rita Kehl, com o psicanalista e psiquiatra Alfredo Simonetti e com as escritoras Blanche de Bonneval e Isabel Dias.
No Rio, vai ser no próximo dia 15 de novembro, a partir das 16 horas, na Hilário Sebo e Livraria: Beco do Inácio, 12 – Largo de São Francisco da Prainha, Saúde. Participação especial da atriz Anja Bittencourt, que trabalhou na peça online Só Acaba Quando Termina – crônicas do desejo na velhice (2020), escrita por Tania a partir da pesquisa realizada com os maiores de 60.
Nesta entrevista, Tania Celidonio conta como surgiu a ideia de escrever um livro sobre assunto que continua sendo verdadeiro tabu.
Veja:
Veja também:
Boa parte dos brasileiros já tem cabeça branca. O país vai mudando
Alexandre Kalache: No Brasil, “o velho é sempre o outro”