Exclusivo para o 50emais
Analisar o patrimônio – e definir o que pode ser vendido para quitar parcelas de dívida – representa uma alternativa que as pessoas podem contemplar ao buscar saídas para o endividamento. É o que aconselha Afrânio Alves, planejador financeiro com certificação internacional, não apenas em relação a imóveis ou carros, mas também quanto a objetos que estão encostados no que ele chama de “quarto da bagunça” e que podem render dinheiro extra.
Esse caminho pode não ser a primeira alternativa e precisa ser analisado com cautela, mas há quem enfrente um nível de endividamento asfixiante e precisa analisar todas as possibilidades para sair dessa situação difícil. As considerações do especialista foram feitas durante live do 50emais em parceria com o site Meu Consultor Financeiro.
Veja:
– O público do 50emais teve a oportunidade de fazer perguntas diretamente para a equipe do Meu Consultor Financeiro ao longo da live promovida pelos dois sites, o que permitiu analisar casos específicos relacionados ao tema do endividamento. A pergunta de Ana Cléia foi contundente: “Tentei renegociar o pagamento da dívida com o credor, mas não consegui. O que posso fazer?”
A primeira orientação dada por Afrânio Alves, planejador financeiro com certificação internacional, foi para que ela procurasse um outro credor, ou seja, usasse o mecanismo da portabilidade do crédito para negociar melhores condições de pagamento. Nelma de Mendonça observou que é preciso ter cuidado para não assumir taxas muito elevadas junto ao novo credor. E Bruno Pessamilio arrematou: “Não desista.”
Veja:
Veja a íntegra da live do 50emais com especialistas do site Meu Consultor Financeiro:
[powerpress]